03/07/2015

André Tourinho assume liderança do 85º Brasileiro de Golfe


O carioca Andre Tourinho virou o jogo na segunda rodada do 85º Brasileiro de Golfe, disputada nesta sexta-feira no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha, para assumir a liderança da categoria masculina do mais importante torneio do golfe amador brasileiro, válido para ranking mundial e nacional.
No feminino, a dianteira continua sendo da paulista Luiza Altmann, que abriu 14 tacadas de vantagem em relação à vice-líder. Ambos fazem parte da equipe de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que organiza a competição, e disputarão o Pan de Toronto, no Canadá, agora em julho.
Tourinho terminou a rodada de quinta-feira uma tacada atrás do uruguaio Juan Alvarez. Nos três primeiros buracos, Tourinho fez birdies (um abaixo do par) nos buracos 1 e 2, e Alvarez fez duplo bogey (dois acima do par) no 2 e no 3 – ou seja, em apenas três buracos, o brasileiro levou uma vantagem de seis tacadas em relação ao seu adversário mais direto. Tourinho finalizou com um total de 136 (parciais de 67/69), contra 139 (66/73) de Alvarez.
“Foi um jogo cheio de altos e baixos. Os greens estavam muito rápidos e difíceis. Joguei direito, mas faltou consistência”, disse Tourinho, que busca seu terceiro título brasileiro consecutivo. Este ano, ele já foi bronze no Latino-Americano de Golfe e prata no Sul-Americano.
Três competidores estão empatados em terceiro lugar, com 142 tacadas: o gaúcho Herik Machado, número 1 do ranking brasileiro, o paulista Pedro Nagayama e o chileno Joaquim Niemann.
No feminino, Luiza Altmann totaliza 140 tacadas (69/71), contra 154 (77/77) da uruguaia Sophia Garcia Austt e 156 (77/79) da carioca Clara Teixeira, que também representará o Brasil no Pan, ao lado de Luiza e Tourinho.
O Brasil segue firme na liderança da 8ª Taça Mario Gonzalez, disputa paralela de duplas de 9 países. A dupla formada por Tourinho e Machado soma 278 tacadas, seguida pelos argentinos, com 290, e pelos chilenos, com 292. O Brasil tenta manter o posto de maior vencedor da disputa, com três títulos (2009, 2012 e 2013) nas sete primeiras edições, contra dois da Argentina (2010 e 2014) e dois do Chile (2008 e 2011).
A terceira rodada acontece neste sábado, a partir das 7h28. O torneio, que vale para os rankings nacional e mundial, termina no domingo. Os últimos atletas iniciam o jogo às 11h40 e devem conclui-lo por volta das 16h.
Rolex é o relógio oficial e o HSBC é o patrocinador institucional da CBG. O 85º Campeonato Amador de Golfe do Brasil conta com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da CBG, com apoio da Federação Riograndense de Golfe, do Porto Alegre Country Club, da Secretaria de Turismo de Porto Alegre e do Porto Alegre Convention & Bureau. O patrocínio local é da Car House Lexus.