06/08/2012

Alex Rocha é vice-campeão do PGA Tour em Nevada


O golfista paulista Alexandre Rocha foi neste domingo vice-campeão do Reno-Tahoe Open, etapa do PGA Tour disputada no Montreux Golf & Country Club, em Reno, Nevada (EUA). Esse foi o melhor resultado jamais obtido por um brasileiro no principal circuito do golfe mundial.
Ele perdeu o título para o americano J.J. Henry por apenas um ponto, o que na prática equivaleu à diferença de uma tacada. O torneio utilizou um sistema de pontuação não muito comum no PGA Tour, em que vence aquele que completa os 72 buracos com o maior número de pontos, concedidos de acordo com a performance dos competidores buraco a buraco. 
No buraco 15, a diferença entre os dois era de seis pontos, mas o brasileiro lutou até o 18º e último buraco e diminuiu a diferença para apenas um ponto – Rocha somou 42 pontos, contra 43 de Henry. Rocha foi melhor no torneio do que grandes nomes do golfe mundial, como John Daly (5º lugar), Justin Leonard (5º), Stuart Appleby (16º) e Padraig Harrington (19º), entre outros.
"Eu não poderia estar mais feliz com a minha performance esta semana. Nunca estive tão perto da vitória, e descobri que consigo reagir muito bem à pressão de disputar a liderança tacada a tacada", disse Rocha, que agora vai se preparar para o final da temporada. "Nunca estive tão confiante e feliz com o meu jogo", completa.
O paulista está em sua segunda temporada consecutiva no PGA Tour e é o primeiro brasileiro em 30 anos a disputar o circuito de golfe mais bem pago do mundo. O melhor resultado obtido até então por um brasileiro no PGA Tour foi por Jaime Gonzalez, que terminou empatado em 5º lugar no Sammy Davis Jr Greater Hartford Open de 1980. Gonzalez, aliás, foi treinador de Rocha no São Fernando Golf Club, de Cotia (SP), clube onde o paulista iniciou a carreira.
O vice-campeonato rendeu a Rocha uma premiação de US$ 324 mil, a maior de sua carreira até hoje. Com isso, ele subiu de 211º para 147º lugar no ranking 2012 do PGA Tour e de 840º para 428º no ranking mundial de golfe, que será utilizado para a definição dos atletas que participarão da volta do golfe aos Jogos Olímpicos no Rio 2016 após 112 anos de ausência. Rocha é o brasileiro melhor classificado na lista.
Rocha, que tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade, já fez história no ano passado ao se tornar o primeiro brasileiro a passar o corte do US Open 2011, um dos torneios do Grand Slam do golfe mundial, no qual terminou em 68º lugar.