30/07/2012

Aberto de Duplas do Rio de Janeiro: título dividido


Um duplo empate na liderança marcou a edição 2012 do Campeonato Aberto de Duplas do Estado do Rio de Janeiro, encerrado no último domingo, dia 29, no Petrópolis Golf Club, na Região Serrana do Rio. Com 134 tacadas, Eduardo Vasconcellos e Plinio Guimarães, do Gavea, e os irmãos Daniel e Rafael Ishii, do Teresópolis, terminam empatados, mas não puderam jogar o buraco extra por falta de luz natural.
A partir da segunda volta do domingo, o título estava encaminhado para os irmãos Ishii, que jogaram 68 tacadas na estreia e fizeram toda a ronda final abaixo do par, com menos quatro desde o birdie de Daniel no buraco 15. No pelotão, Eduardo Vasconcellos e Plinio Guimarães duelavam tacada a tacada com os paulistas Alessandro Melle e Luiz Jacintho, com o grupo se mantendo sempre abaixo do par, mas a algumas tacadas de distância dos líderes, que jogavam no grupo da frente. No buraco 17, Plinio fez um eagle para empatar o jogo com os irmãos Ishii. Alessandro, a seguir, marcou um birdie, que levou a decisão do título para o buraco 18, par 4, de 403 jardas. Jacintho confirmou o par para a dupla paulista, que terminou com 136 tacadas, e Eduardo também fez par, o que resultou no duplo empate na liderança com 134 tacadas. Devido à falta de luz natural, a comissão optou pela divisão do título.
Os irmãos Eudes e Guy Bragança, do Gavea, fizeram a melhor volta do Aberto de Duplas do RJ ao jogarem 65 tacadas na final. Com um total de 138, eles terminaram empatados na quarta colocação com mais duas duplas: Miguel Elkind (Gavea) e Gustavo Daudt (Itanhangá) e Gabriel Pellegrini e Pedro Lins, do Itanhangá.
Na categoria da soma de handicap até 26,5, vitória de Carlos Vincenzi e Manuel Thompson-Flores (Petrópolis), seguidos por Luiz Arrieta e Roberto Fernandes (Petrópolis). Fernando Cerqueira e Jorge Luiz da Silva (Teresópolis) ficaram no terceiro lugar. Entre os jogadores da soma de handicap 26,6 a 58,6, Bernardo Bunjes (Petrópolis) e Sérgio Pinto (Teresópolis) levaram a melhor. Carlos e Guy Peychaux (Teresópolis), pai e filho, ficaram na segunda colocação, seguidos por Carlos Guimarães e Martin Choon (Petrópolis).
Na competição feminina, Elza Ishii (Teresópolis) e Claudete Tourinho (Itanhangá) conquistam a categoria scratch. Na categoria feminina por handicap, o título ficou com Cristina Kaiser e Julia Tsuboi (Petrópolis).
A edição 2012 do Aberto de Duplas do Estado do Rio de Janeiro contou com a participação de 46 duplas e foi disputada na modalidade stroke play – best ball. Clique aqui para conferir os resultados finais.