Em uma edição dominada por estrangeiros, o carioca Daniel Kenji Ishii ficou no 2º lugar para ser o destaque nacional do Campeonato Amador de Golfe do Brasil, realizado de 4 a 7 de julho no Campo Olímpico, na Barra da Tijuca (RJ). O equatoriano Felipe Garces e a paraguaia Maria Fernanda Escauriza conquistaram as competições individuais, enquanto a Argentina venceu a Taça Mario Gonzalez e a Venezuela ganhou a primeira Taça Elizabeth Nickhorn.
Em razão das condições climáticas encontradas durante a realização das duas primeiras voltas, o 89º Amador de Golfe do Brasil foi reduzido a 54 buracos. Daniel Ishii, do Itanhangá, somou 218 tacadas, voltas de 72, 77 e 69, ficando apenas uma tacada atrás de Felipe Garces, campeão com 217 tacadas, parciais de 75, 71 e 71 tacadas.
Entre as mulheres, Maria Fernanda Escauriza levou o título com 222 tacadas, voltas de 73, 74 e 75. A melhor brasileira no Campo Olímpico foi Nina Rissi, que reside na Espanha. Ela terminou na 9ª colocação, com 231 tacadas, parciais de 78, 80 e 73.
Além do Brasil, participaram do torneio atletas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, com 57 homens e 33 mulheres, totalizando 90 jogadores. O torneio foi organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil.