Andaluzia o melhor exemplo
O binômio turismo-golfe tem em Andaluzia o melhor exemplo de como transformar uma região agrícola com baixo nível de emprego numa gigantesca produtora de fontes de trabalho e recursos financeiros, valorizando o patrimônio cultural e ambiental.
A região de Andaluzia conta com uns 80 campos de golfe perto da terceira parte dos campos de golfe da Espanha e anualmente recebe o equivalente de R$1.8 bilhões anuais em recursos provenientes de ingressos diretos e investimentos em turismo. A dicotomia esportes-turismo encontrou sua melhor expressão no golfe, disse Antônio Ortega Garcia, ministro regional de Esportes e Turismo.
A Federação Andaluzia registra um total de 1.600 competições de todos os níveis programadas em 2500 nos campos de clubes, privados e comerciais da região. Jaime Bosch Oliva, presidente do comitê comercial de campos da Federação, nos levou a percorrer o magnífico campo de Los Naranjos, vizinho a Marbella. O campo, assinado por Robert Trent Jones, é amigável com seus fairways amplos e leves ondulações. Los Naranjos, junto ao campo de Santa Clara, são netamente comerciais e seus ingressos principais provem dos green fees ou pagamento de ingresso ao campo de golfistas visitantes.
Para atrair golfistas de todo mundo precisamos apresentar greens de qualidade, um campo com manutenção superior e serviços de primeira nos vestiários, bar e restaurante. É nosso único segredo, disse Bosch Oliva.
A fórmula se aplica em Santa Clara, campo também vizinho a Marbella. É um campo com a assinatura de Enrique Canales Bousquet, com um paisagismo formidável. O diferencial é uma sede preparada para convenções e grandes eventos com um restaurante belíssimo, com uma carta de vinhos que apreciamos em companhia do diretor Angel Mollinedo Herrera. No turismo de golfe, o diretor destaca o espaço da Escola de Golfe como outro dos atrativos do campo.
Os campos comerciais de Andaluzia cobram green fees que variam de R$180 a $450, dependendo da época. Pelo resultado financeiro e do mínimo esforço é recomendável adquirir pacotes no Brasil, pois as agências especializadas, como a Moinhotur, já contratam transporte aéreo, aluguel de carro, hospedagem e green fees. Ao golfista somente resta desfrutar da região onde nasceu Pablo Picasso, porque no turismo de golfe até existem jogadores fortes, mas ninguém é de ferro.
Confira mais detalhes na Gazeta Mercantil, coluna Swing de Guillermo Piernes.