Daniel Ishii e Ruriko Nakamura sagraram-se neste sábado, dia 9, campeões do 40° Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, disputado no Gavea Golf & Country Club, na capital fluminense. A etapa final do torneio, prevista para acontecer hoje, foi cancelada devido às chuvas que atingiram a região de São Conrado, onde está localizado o clube.
A decisão de cancelar o jogo foi tomada às 9 horas, depois da vistoria do campo e da opinião da comissão integrada por Nigel W. Jones, Phillip Healey, Abílio Pereira Jr, Rafael Gonzalez, Tacashi Ishii e Otávio Villar. Com isso, os campeões foram definidos com os resultados dos dois primeiros dias.
Fato que não estragou o brilho da festa de encerramento, que aconteceu no Bar Misto com bom público e teve Bacalhau à Braz, com degustação do Azeite 1492, no menu do almoço, seguido pela entrega dos troféus. O campeão Daniel Ishii, do Teresópolis, agradeceu o apoio que recebe dos pais para dedicar-se ao esporte e aos estudos nos EUA. Ele somou nos dois primeiros dias um total de 139 tacadas (66/73), uma acima do par do campo e duas à frente de Eduardo Vasconcellos, do Gavea, que totalizou 141 (70/71). A seguir, com 142, ficou Cristian Barcelos, do Japeri, um dos mais aplaudidos ao receber a taça de campeão da categoria até 8,5 de handicap. O jogador Henrique Pombo, do Alphaville, ficou na segunda colocação da categoria, seguido por Antonio Bahia, do Gavea Golf.
Na categoria feminina, Ruriko Nakamura ficou com o título de campeã com um total 149 tacadas (74/75), quatro tacadas de vantagem sobre Larissa Pombo, do Alphaville, com 153 (78/75). Em terceiro, com 160, ficou Andrea Arruda, do São Fernando. A grande campeã lembrou em seu discurso da alegria de vencer no Gavea Golf, palco onde, em 2002, integrou a equipe feminina do Brasil campeã do Campeonato Sul-Americano de Golfe, a Copa Los Andes, uma das mais importantes e tradicionais competições do continente.
Categorias – Na única categoria feminina por handicap, a anfitriã Sônia Vasena, de apenas 15 anos, ficou com o título. Adriana de Oliveira, do Graciosa, ficou em segundo, seguida por Carolina Yamada, do Alphaville. Na categoria masculina de handicap 8,6 a 14, Rodrigo Ribeiro, de Brasília, foi o grande campeão. Paulo César Silva, do Teresópolis, ficou com o vice-campeonato e Pedro Pozzi, do Itanhangá, com a terceira colocação.
Válido para o ranking fluminense, além do nacional e mundial da Royal & Ancient Golf Club of St Andrews (R&A) e United States Golf Association (USGA), o 40° Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Rio de Janeiro contou com o patrocínio do Grupo Libra, através do Azeite 1492. E mais: o apoio da Golf Travel, da Rede de Hotéis Promenade Paradiso e da SOS Eventos.
Sobre o Patrocinador – Em 2010, o Grupo Libra adquiriu 100% do controle acionário da Olivares de Quepu, empresa chilena de produção de azeite de oliva extravirgem. A Olivares de Quepu apresenta alta tecnologia, com produtos reconhecidos e premiados internacionalmente. Suas plantações estão situadas nos vales de Maule, região ideal para culturas do tipo mediterrâneo e produção de azeites 100% extravirgem, com 0,2% de acidez (qualidade excelente, uma vez que o azeite extravirgem pode ter até 0,8% de acidez).
No Brasil e no exterior, a Olivares de Quepu comercializa quatro tipos de Azeite: 1492 Arbequina, 1492 Frantoio, 1492 Picual e Oro Maule.