A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e o R&A, entidade máxima do golfe mundial, deram início nesta quarta-feira, dia 14, ao V Seminário Regras do Golfe do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews.
O evento, que visa a preparação de árbitros, acontece nos dias 14, 15 e 16 de março no Hotel Transamérica, na Zona Sul da capital paulista com mais de 60 participantes. Entre eles, cinco representatens do Rio: Carlos Gasparian e Nigel Wynn-Jones, que contaram com o incentivo da FGERJ; Philip Healey, Marcelo Murata e Nico Barcellos. O curso conta com o patrocínio do Banco Alfa e da Embrase Segurança e Serviços e apoio da Golf Travel.
Outro objetivo do seminário é a preparação de árbitros para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, quando o golfe voltará a figurar como esporte olímpico após 112 anos de ausência.
O curso, organizado pelo diretor de Regras da CBG, John Byers, tem dois níveis – um para quem quer aprender sobre as regras (intermediário) e outro para quem já conhece as regras e quer se atualizar (avançado). Para ambos os níveis haverá bastante trabalho preparatório, indispensável para o melhor aproveitamento no curso e da presença dos escoceses.
Além disso, as aulas são ministradas exclusivamente em inglês. O livro de Regras do Golfe e o Livro de Decisões sobre as Regras do Golfe estão em fase de tradução para o português.
Chris Hilton, novo presidente do Comitê de Regras do R&A para o período 2012 -2015, encabeça a equipe de palestrantes que também será formada por Keith Andrews, membro do Comitê de Regras e presidente do Comitê do Estato do Jogador Amador, e Shona McRae, que já visitou o Brasil em 2008.
"Temos que mostrar que somos competentes não somente na organização dos Jogos, como também na condução dos mesmos. Para isso, precisamos de árbitros especializados e preparados para uma competição desta magnitude", diz Byers. "O Brasil é o primeiro país onde será ministrado este novo curso, o que demonstra o quanto a R&A acredita na nossa formação", completa.