O Brasil começou a disputa da Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano por Equipes em 3º lugar no masculino e 4º lugar no feminino. A primeira rodada aconteceu nesta quarta-feira no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. O torneio reúne equipes de dez países do continente.
Os líderes entre os cavalheiros são os venezuelanos, que somam 4 pontos na classificação geral após vencer nesta quarta-feira os argentinos (8 a 4) e os uruguaios (também por 8 a 4), e os chilenos, que derrotaram os peruanos (8 a 4) e os equatorianos (12 a 0). Os brasileiros aparecem logo, com 3 pontos no geral.
O time masculino do Brasil venceu a Bolívia por 8 a 4 e empatou com a Colômbia em 6 a 6. Pela manhã, a dupla formada por Guy Bragança e Felipe Navarro derrotou os colombianos Daniel Zuluaga e Nicolas Echavarría (3/1, ou seja, com três buracos de vantagem faltando apenas um para acabar o jogo) e empatou com os bolivianos Daniel Patiño e Jorge Salvatiera. Ainda na manhã, a dupla de Rafael Becker e Daniel Stapff perdeu para os colombianos Carlos Rodriguez e Marcelo Rozo por 2/1, mas derrotou os bolivianos Johann Voss e José Luis Montaño por 3/2.
À tarde, nos confrontos individuais, Becker derrotou o colombiano Echavarria (1 up) e o boliviano Patiño (2/1); Navarro derrotou o colombiano Rodriguez (2/1) e empatou com o boliviano Salvatiera; Stapff perdeu para o colombiano Franco Valencia por um buraco e para o boliviano Montaño por dois buracos; e Pedro da Costa Lima perdeu para o colombiano Rozo (4/3) e derrotou o boliviano Voss (2/1).
Entre as damas, a liderança está com a Colômbia, com 4 pontos na classificação geral, após vitória contra as chilenas (8 a 4) e as equatorianas (12 a 0). O Brasil está em quarto lugar, com 2 pontos, empatado com Paraguai, Equador e Venezuela.
Na primeira rodada, as brasileiras derrotaram as venezuelanas por 8 a 4, mas perderam para as paraguaias por 7 a 5. Pela manhã, a dupla de Adriana Niclotti e Nathalie Silva perdeu para as paraguais Diana Fernandez e Paloma Vaccaro por um buraco, mas ganhou das venezuelanas Ana Raga e Fabiana Salazer por dois buracos. Já a dupla de Mariana de Biase e Clara Teixeira venceu as paraguaias Katia Meyer e Andrea Franco por 4/3 e também derrotou as venezuelanas Maria Merchán e Nicole Ferré por dois buracos.
Nos confrontos individuais, Mariana de Biase venceu a paraguaia Diana (4/2) e a venezuelana Fabiana (3/2); Nathalie Silva ganhou da venezuelana Ana (um buraco), mas perdeu para a paraguaia Paloma (6/5); Daniela Murray empatou com a paraguaia Milagro e perdeu para a venezuelana Maria (2/1); e Adriana Niclotti perdeu para a paraguaia Katia (dois buracos) e para a venezuelana Nicole (3/2).
Nesta quinta, na segunda rodada, os brasileiros enfrentam os times de Chile e Uruguai e as brasileiras jogam contra as colombianas e peruanas.
Informações completas sobre o torneio podem ser encontradas no SITE OFICIAL
Patrocínios – A Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe tem o patrocínio máster do HSBC, sênior da Localiza Aluguel de Carros e apoio da YKP, Price Waterhouse Coopers, HKL Interactive Media e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Sobre a Confederação Brasileira de Golfe
Entidade maior do golfe nacional, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) nasceu em 1958 como Associação Brasileira de Golfe. Na época, a então ABG era responsável pela organização das equipes que representavam o país em competições no exterior, como o mundial por equipes. Em 1976, a ABG foi transformada na atual CBG com a criação da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, que se juntou às federações Paulista e Rio-Grandense de golfe.
Atualmente, a CBG congrega oito federações de golfe que reúnem campos espalhados por 14 estados brasileiros.
Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em mais de 80 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania. Mais informações – www.hsbc.com.br