O Rio de Janeiro sediará entre os dias 23 e 26 a Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe, uma das mais importantes e tradicionais competições do continente, que contará com a participação dos melhores golfistas da América do Sul. O torneio acontecerá no Gávea Golf & Country Club, em São Conrado.
Até o início da tarde desta segunda-feira, maior parte das delegações dos dez países participantes já havia chegado, com exceção da Argentina e Venezuela, com chegada prevista ainda nesta segunda. Organizado este ano pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG), o torneio contará com a participação de atletas de nove países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A equipe feminina brasileira, formada por Adriana Niclotti (RS), Clara Teixeira (RJ), Daniela Murray (SP), Mariana de Biase (RJ) e Nathalie Silva (SP), treinou pela manhã no Gávea, sob supervisão do capitão do time, Eudes de Orleans e Bragança Filho.
À tarde foi a vez do time masculino entrar em campo. Daniel Stapff (PR), Felipe Navarro (RJ), Pedro Costa Lima (SP), Rafael Becker (SP) e Guy de Orleans e Bragança (RJ) treinaram sob supervisão do capitão Octavio Villar (RS) e do profissional de golfe Nico Barcellos (RJ). O time busca uma vitória após ter perdido o título em 2010 no Chile por apenas um ponto – Stapff, Navarro, Lima e Becker faziam parte do time vice-campeão.
A última vez em que o Brasil ganhou a competição foi em 2002, quando também sediou o torneio no Gávea. O time masculino de Philippe Gasnier, Rodrigo Lacerda Soares Filho, Roberto Gomez, Felipe Lessa e Octavio Villar foi campeão com 14 pontos. Já a equipe feminina de Priscila Iida, Cristina Baldi, Patricia Carvalho, Victoria Meyer e Ruriko Nakamura foi campeã com 15 pontos.
Programação e modalidade – Os dias 21 e 22 estão reservados para treino das delegações inscritas. No dia 22 acontece a cerimônia de abertura do torneio, marcada para as 17h. A competição propriamente dita vai da quarta-feira dia 23 ao sábado dia 26.
A modalidade em que a Copa Los Andes é disputada é única no mundo. Trata-se de uma disputa em equipes na modalidade match play em 36 buracos diários, na qual cada equipe enfrenta dois adversários diariamente, com dois jogos de duplas no período da manhã e quatro individuais à tarde. Depois de quatro dias, cada delegação terá enfrentado oito adversários. Vence quem fizer maior número de pontos.
Patrocínios – A Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe tem o patrocínio máster do HSBC, sênior da Localiza Aluguel de Carros e apoio da YKP, Price Waterhouse Coopers, HKL Interactive Media e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.