A golfista número 2 do mundo, a norueguesa Suzann Pettersen, reafirmou na manhã desta quinta-feira (26) o desejo de competir na Rio- 2016. "Cresci assistindo às Olimpíadas. Ter a chance de jogar numa delas é um sonho que se torna realidade. Por isso estou aqui", afirmou a golfista, uma das favoritas ao título do HSBC LPGA Brasil Cup, torneio de US$ 720 mil de premiação, que será disputado neste final de semana (28 e 29) no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. Em 2016, o golfe voltará aos Jogos após 112 anos de ausência. Pettersen, inclusive, foi uma das embaixadoras da campanha que resultou no retorno do golfe às Olimpíadas.
A declaração de Pettersen foi feita após participar de uma sessão de fotos ao lado da número 4 do mundo, a americana Cristie Kerr. Ambas foram fotografadas dando tacadas na Praia de Botafogo, com vista para o Pão de Açúcar. As imagens foram divulgadas para o mundo inteiro para promover o evento e o Rio de Janeiro.
Ambas deram dicas de golfe a jovens do Projeto Japeri, ação social que ensina o esporte a crianças carentes da Baixada Fluminense. "Fiquei muito tocada. Minha família não tinha dinheiro e eu também comecei no esporte por meio de um programa de incentivo ao golfe para crianças", revelou Kerr. Após a ação na praia, ambas foram treinar no Itanhangá Golf Club. Outras jogadoras, como Catriona Matthew (campeã do torneio em 2009) e Meagan Francella (campeã no ano passado) também treinaram.
Golfe para todos – Cerca de 190 crianças moradoras das comunidades pacificadas Cidade de Deus, Providência, São João e São Carlos participaram nesta quinta-feira de clínicas de golfe no Itanhangá Golf Clube. As crianças das comunidades são integrantes dos núcleos do Programa Rio-2016 da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, que incentiva a prática de esporte em 350 núcleos espalhados pelo Estado e presente em todas as comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.
Para a Secretária Marcia Lins, é importante oferecer essa oportunidade para as crianças: "O esporte é vida, saúde, inclusão social e uma motivação a mais para essas crianças". As clínicas são uma iniciativa da Confederação Brasileira de Golfe em parceria com a Brasil1 Esporte.
Durante a aula com as crianças da comunidade de São Carlos, as atletas brasileiras Luciana Bemvenuti e Priscila Iida, que representarão o País ao lado de Victoria Alimonda Lovelady no HSBC LPGA 2011, deram uma pequena pausa nos seus treinos para orientar os pequenos. Elas gostaram muito da experiência e acharam importante apresentar novos esportes para as crianças. Luciana foi a primeira brasileira a disputar o LPGA Tour, nos EUA, e compete pela primeira vez no Brasil como profissional. Já Iida, que vive e joga no Japão, disputou o HSBC LPGA Brasil Cup no ano passado.
O clima do Itanhangá Golf Club foi de muita descontração e alegria. Algumas crianças já conheciam o esporte – por terem visto na TV – e outras nunca tinham visto um campo de golfe na vida. "Pensei que fosse mais fácil jogar, mas o taco é muito pesado. Sabia que se jogava com uma bolinha, pequena. É muito maneiro", disse, empolgado, Arthur Victor Brandão, de 9 anos, fã de Michael Jackson e do jogador Neymar e morador de São Carlos. Sua amiga, Camile Mendes, 9, foi outra que recebeu orientação de Bemvenuti e ficou encantada com o esporte. "Nunca tinha visto um campo de golfe, só na televisão. Aqui é muito bonito", exclamou.
Nesta sexta-feira(27), às 11h30, cinco adolescentes da Associação Golfe Público de Japeri, entre 12 e 16 anos, que são golfistas, terão a oportunidade de participar da clínica de Matt Fields, diretor de instrução da renomada Hank Haney Academy, cujo dono foi o último técnico do campeão Tiger Woods.
A organização do torneio abriu 150 vagas para o público participar das Clínicas dos Iniciantes, que serão realizadas desta sexta-feira até domingo. As inscrições só poderão ser feitas pelo e-mail clinicalpga@brasil1.com.br.
Coletiva na sexta-feira, às 10 horas – As três brasileiras e as duas jogadoras mais bem ranqueadas do torneio – Kerr e Pettersen – concederão entrevista coletiva às 10 horas de sexta-feira no Itanhangá Golf Club (Estrada da Barra da Tijuca, 2005 – Rio de Janeiro).
Na sexta-feira acontece também, a partir de 11 horas, o torneio Pro-Am, que reunirá equipes formadas por uma profissional e por amadores convidados dos patrocinadores e da organização, além de personalidades como o ator Humberto Martins e o apresentador Otávio Mesquita, ambos golfistas fanáticos.
O HSBC LPGA Brasil Cup 2011 tem o patrocínio do HSBC, do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esportes e Lazer, da BMW, da Nextel, da Autodesk e da SporTV. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Confederação Brasileira de Golfe, da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, do Fashion Mall, da Granado e Rolex. O café oficial é a Nespresso. O evento conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. A realização é da Brasil1 Esporte.
Sobre o HSBC
O HSBC oferece uma gama completa de serviços financeiros a cerca de 95 milhões de clientes por meio de Serviços Financeiros Pessoais (incluindo financiamento ao consumidor) e do Banco Comercial, e duas empresas globais, Banco Global e Mercados, e Banco Privado.
O HSBC Holding plc, empresa controladora do Grupo HSBC, está sediada em Londres. O Grupo atende clientes em todo o mundo a partir de 7.500 escritórios em 87 países e territórios na Europa, região Ásia-Pacífico, Américas, Oriente Médio e África. Com ativos de 2.455 milhões de dólares em 31 de dezembro de 2010, o HSBC é um dos maiores bancos e organização de serviços financeiros do mundo. O HSBC e conhecido mundialmente como "o banco local do mundo".
Sobre o LPGA Tour
O LPGA Tour, ligado à Associação Feminina das Profissionais de Golfe sediada nos EUA (LPGA), é o principal circuito de golfe feminino do mundo, com um total de prêmios superior a US$ 44 milhões. Fundado em 1950, realiza atualmente a cada ano 27 torneios em 12 países. São competições que reúnem as melhores jogadoras do mundo, que só podem disputar os eventos do LPGA Tour depois de passarem por disputadíssimos torneios classificatórios.