A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) realiza de 18 a 21 de janeiro o 22º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil, que acontece no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre (RS). O torneio definirá os campeões brasileiros juvenis e pré-juvenis masculinos e femininas.
O torneio será disputado na modalidade stroke play em 54 buracos (18 por dia). Essa é a competição que mais vale pontos para o ranking juvenil brasileiro, atualmente liderado por Luiz Jacintho (atualmente nos EUA) e Julia Debowski, no juvenil, e Antonio Douat e também Julia Debowski no pré-juvenil.
Acontecerá em paralelo a Copa Juventude de Golfe, disputada por equipes mistas indicadas por cada federação. Valerão para pontuação os dois melhores resultados de cada dia. Participarão também equipes do Paraguai e Uruguai, cujos jogadores foram convidados pela CBG para participar do torneio. "É uma maneira de promovermos um intercâmbio entre os jogadores do continente", diz Marcio Marques Juruna, diretor juvenil da CBG.
O dirigente aproveitará o evento para discutir o desenvolvimento do golfe juvenil brasileiro com delegados de cada federação, que foram convidados pela CBG a participar do evento. "A idéia é reunir esforços para criar novos campeões e incentivar o surgimento de novos golfistas entre os jovens", diz.
Histórico – Em 2010, quando o Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil foi disputado no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, os campeões brasileiros juvenis foram o paulista Thomas Mantovanini e a argentina Liliana Cammisa e os campeões pré-juvenis foram os catarinenses Antonio Douat e Julia Debowski, que defenderão o título este ano.
Futuros campeões – Estarão em campo também jogadores como Ivan Tsukazan, Fabio Salinas, Marcos Negrini, Yasmin Damha e Luigi Pedrinola (SP), Henrique Pombo, Ulisses Junior e Homero Sobrinho (PR), Gustavo Chuang, Matheus Balestrin e Bernardo Lang (RS), Gilson Marques da Silva Filho e João Paulo Vargas (MG) e Thor Salen, Pedro Junqueira e Gabriel Cassinelli (RJ), entre outros, além de oito representantes do projeto Japeri, como Anderson Nunes e Cristian Barcelos (foto).
O torneio conta com apoio da Vonpar Refrescos S.A. e com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além de apoio da Federação Rio-Grandense de Golfe e do Belém Novo Golf Club.