O carioca Leonardo Kitahara brilhou em sua estréia no concorrido torneio Evitt Foundation RTC Junior All-Star, promovido pela AJGA (American Junior Golf Association), disputado no WindStone Golf Club, em Ringgold, Geórgia, EUA, entre os dias 8 e 10 do corrente.
Ele que terminou a rodada inicial em 26º lugar, com 74 tacadas (4 acima do par), mas passou para 10ª posição no segundo dia, com 69 tacadas (1 abaixo), brilhou na rodada final, jogando 68 (2 abaixo), e acabou conquistando o terceiro lugar do torneio, que é exclusivo para jogadores de até 15 anos de idade. Foi um excelente resultado, considerando que Leonardo jogou nesse campo pela primeira vez, enfrentando talentosos jogadores locais e internacionais, num total de 75, selecionados dentre os diversos inscritos.
Os resultados detalhados podem ser encontrados no seguinte link (clicar no Round 3, para ver o resultado final):
http://www.ajga.org/MicroSites/index3.asp?TN=201019.
Esta semana Kitahara teve uma dupla conquista. A primeira, foi no National Qualifier (classificação a nível nacional), realizado no dia 6, no mesmo WindStone Golf Club, valendo 1 Tournament Exemption – TE (1 vaga para um dos próximos torneios da AJGA) para os primeiros 8 colocados da categoria masculina para até 18 anos, com participação de 80 candidatos. Leonardo jogou de forma consistente, com 71 tacadas (1 acima do par), ficando empatado em 7º lugar e conquistando um sonhado TE.
Este resultado pode ser conferido pelo link abaixo:
http://www.ajga.org/TournResults/2010/NationalQResults.asp?TN=T88&RD=0.
A segunda, foi o 3º lugar no Evitt Foundation Junior All-Star (só para jogadores de até 15 anos), da AJGA, e faturando 2 TEs, ou seja, 2 vagas para os próximos torneios.
É extremamente difícil se conseguir uma vaga num torneio promovido pela AJGA, que é a principal entidade promotora de torneios juvenis dos EUA. Todos sonham em jogar num dos torneios promovidos por ela. Só se consegue através de Performance Star (PS) ou Tournament Exemption (TE). Consegue um PS quem ficar, por exemplo, entre os 33% melhores num torneio do Junior All-Star, ou seja, no torneio que aconteceu nesta semana, teria de ficar entre os 25 primeiros, dentre os 75 concorrentes. Um TE se consegue ficando entre os 10 primeiros, 2 TEs para os 5 primeiros colocados e 3 TEs para o vencedor do torneio.
Os meninos que acumularem 4 PS, em diversos torneios, ganham um TE, sendo que as meninas que acumularem 3 PS, ao logo do ano, ganham 1 TE. Pode-se conseguir vaga num torneio da AJGA com apenas 1 PS, por sorte, mas em torneios concorridos é necessário pelo menos 1 TE.
Nesta semana, Leonardo conseguiu conquistar, além de um 3º lugar, 3 TEs, o que equivale a garantir participação em 3 novos torneios da AJGA, motivo de sua comemoração.
Neste domingo (9/05), o carioca Leonardo Kitahara encerrou a participação entre os 8 melhores (Best 8) no match play da IMG Academies – David Leadbetter Golf Academy, ao perder no play off (buraco 19) para o já veterano tailandês Petch Vattanapisit, de 17 anos, nas quartas-de-final do torneio interno, disputado entre os 64 classificados, de um total de 160 juvenis rankeados na Academia.
Depois de 3 rodadas disputadas de match play, derrotando alguns favoritos, chegar à quartas de final foi uma boa surpresa para o jovem Leonardo, de apenas 14 anos, pois as chaves eram compostas por experientes jogadores e jogadoras juvenis, com vários veteranos e favoritos com 17 ou mais anos de idade, mostrando que o match play é um jogo muito específico, onde prevalecem não só a técnica e experiência, mas também o lado emocional e psicológico em cada buraco.
Kitahara que se encontra treinando na David Leadbetter Golf Academy e estudando no colégio The Pendleton School, integrado ao campus da academia, localizado em Bradenton, FL, EUA, desde janeiro deste ano, vem se adaptando ao novo ritmo e método de treinamentos e vai conquistando pouco a pouco o seu espaço no disputado circuito de golfe juvenil americano. Em junho próximo, após disputar torneios na Geórgia e Flórida, pretende voltar de férias ao Brasil e se preparar para disputar, caso seja possível, o Aberto do Estado do Paraná, Amador do Brasil e Faldo Series.
Os resultados parciais do match play da IMG Academies podem ser conferidos no link:
The Callaway World Junior Championship (Campeonato Mundial de Golf Juvenil da Callaway) é uma grande, tradicional e concorrida competição de golfe internacional, anualmente realizado por mais de 40 anos, em San Diego, Califórnia. Tem revelado campeões em suas diversas categorias grandes nomes da atualidade, como Tiger Woods, Phil Michelson, Ernie Els, Lorena Ochoa e Anthony Kim, dentre outros.
Neste ano será realizado entre os dias 14 e 17 de julho, em 6 categorias masculinas e 6 categorias femininas, em 7 diferentes clubes de golfe da região de San Diego.
Foram aceitas as inscrições de 615 jogadores masculinos e 354 femininos, totalizando 969 golfistas pré-selecionados nos EUA e também destaques provenientes de todos os continentes.
Do Brasil, participarão o gaúcho Gustavo Chuang, os paulistas Thomas Mantovanini e Luigi Pedrinola, os cariocas Leonardo Kitahara e Ana Paula Costa e a paranaense Gabriela Ramirez.
Boa sorte aos nossos representantes!