O gaúcho William Clarke e a paulista Julia Shin venceram neste domingo a 2ª Etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, que foi disputada no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, com patrocínio máster do HSBC. Principal circuito brasileiro voltado para jovens golfistas, o tour é composto de quatro etapas e conta pontos para o ranking nacional pré-juvenil e juvenil masculino e feminino.
Clarke somou 146 tacadas (75/71), contra 147 dos segundos colocados, Luis Jacintho e Thomas Mantovanini, ambos de São Paulo. “Foi minha primeira vitória no Tour Juvenil. Antes só havia vencido na categoria C”, comemorou Clarke. “A chuva me atrapalhou na primeira volta da primeira rodada, quando subi quatro tacadas. Depois, na segunda volta, baixei uma. Na final eu estive muito regular. Quando fazia um bogey, logo marcava um birdie para me recuperar”, disse o juvenil do Santa Cruz Country Club, no Rio Grande do Sul.
A melhor volta do torneio foi a de Jacintho, que havia jogado 79 na primeira rodada e marcou 68 na final. “Fiz muitos greens de três putts no primeiro dia. Na final, acertei mais os greens e deixei a bola mais perto da bandeira”, conta o juvenil, que marcou 7 birdies, um bogey e um double bogey na final.
Entre as damas, a vencedora foi Julia Shin, de São Paulo, que somou 161 tacadas (83/78), contra 175 de Julia Debowski (SC) e 177 de Bianca Vidal (SP). “Fiz muitas bobagens na primeira rodada. No domingo eu joguei mais concentrada e confiante”, diz.
O destaque do dia ficou por conta do hole in one marcado pelo paulista Kaio Nascimento dos Santos no buraco 14. “Usei um ferro 4 para bater 150 jardas. A bola quicou no green e entrou no buraco. Foi meu primeiro hole in one. Estou muito feliz”, conta. O ace ajudou Kaio a ficar em terceiro na categoria D, com 161 tacadas, atrás do campeão Ulisses de Toledo Jr. e Marcos Negrini, com 157 e 158 tacadas respectivamente.
Um dia antes do início da competição, na sexta-feira 21, a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe ofereceu um jantar a todos os participantes. Na ocasião, foi exibido um vídeo sobre a recente visita que dirigentes e profissionais de golfe brasileiros fizeram à David Leadbetter Golf Academy, localizada no complexo IMG, na Flórida.
A etapa contou com o patrocínio do HSBC e apoio do Alta Reggia Plaza Hotel, Ecco Salva e Ouro Fino.
Parceria – A CBG e a IMG Academies dão continuidade esse ano ao acordo firmado em 2007, que concede aos melhores jogadores do Tour Nacional de Golfe Juvenil uma semana de treinamento na conceituada David Leadbetter Golf Academy, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos. David Leadbetter é reconhecido como um dos melhores instrutores de golfe do mundo. Seu método de treinamento revolucionou o esporte, impactando positivamente o golfe juvenil e tornado-se referência em treinamento para campeões. O contato da IMG Academies no Brasil é imgacademiesbrasil@uol.com.br.
Fonte: CBG