O canal de vídeos do site www.golfe.esp.br – O Portal Brasileiro do Golfe acaba de estrear seu programa semanal de golfe com a cobertura do Aberto do Rio de Janeiro, disputado de 11 a 13 de junho, no Itanhangá Golf Club, valendo pontos para o ranking nacional. Os vídeos do novo programa, dedicado exclusivamente ao golfe brasileiro, estão disponíveis no site, em alta definição, e poderão ser visto 24 horas por dia, sete dias por semana, indefinidamente.
O site www.golfe.esp.br entrou no ar na última semana reunindo num só lugar na internet notícias nacionais e internacionais, fotos, vídeos, podcasts, guia de campos de golfe, roteiros de turismo de golfe, coluna e notícias sobre regras, entre muitos outros assuntos e serviços de interesse dos golfistas brasileiros.
“Na prática, além de lançar um Portal de Golfe completo, que fazia falta no mercado, estamos transferindo para a internet o programa semanal “Por Dentro do Golfe” que foi ao ar durante 12 anos nos canais ESPN”, conta o jornalista Ricardo Fonseca, diretor de conteúdo do site www.golfe.esp.br e editor-chefe da revista Golf & Turismo. “Apesar da importância da tevê aberta e por assinatura, os canais tem limitações em suas grades, dominadas pelo futebol, e, quando tem programas específicos de golfe, costumam oferecer esses programas em horários nem sempre acessíveis aos interessados”, explica.
Para Fonseca, o lançamento de um programa semanal na internet é um avanço e uma conquista do golfe brasileiro, que garante um importante espaço no veículo de comunicação mais abrangente do mundo. “O futuro da TV é na internet, onde os vídeos ocupam um lugar cada vez mais destacado”, avalia Fonseca. “Em nosso portal, você não precisa ser assinante desse ou daquele serviço de TV a cabo e não corre mais o risco de não ver o programa de seu interesse porque estava fora de casa no dia e horário em que ele foi ao ar”, explica. “Agora, é só ligar o computador e assistir ao que quiser”.
Outro diferencial do programa de golfe do portal são os profissionais que produzem os vídeos para o site www.golfe.esp.br. “Nós mantivemos quase toda a equipe que trabalhava produzindo o programa para a ESPN”, explica Fonseca, que foi o editor-chefe do Por Dentro do Golfe desde que o programa estreou, em fevereiro de 1997, até sair do ar, em janeiro passado. “Nossos câmeras são especializados em golfe – eles acompanham a bola no ar e sabem o que mostrar, assim como nossos produtores e editores”, conta o diretor de conteúdo do portal. “O resultado são vídeos de golfe com qualidade técnica e editorial como nunca se viu na internet brasileira”.
Os programas semanais do site www.golfe.esp.br são colocados no ar com tecnologia de streaming em flash, que permite a cada usuário assistir aos vídeos numa qualidade compatível com sua velocidade de acesso à internet, sem necessidade de abaixar o conteúdo para seu computador. “O download ocorre em tempo real e quanto melhor a conexão do usuário, maior a qualidade com que os vídeos poderão ser vistos”, explica Fonseca. “Como a grande maioria dos golfistas já dispõem de conexões rápidas, sobretudo em suas casas, eles poderão desfrutar de vídeos em formato grande e de alta qualidade”.
A cobertura do Aberto do Rio foi dividia em três partes, para facilitar o público que for assistir aos vídeos de estréia. Há uma reportagem sobre a vitória do gaúcho Leonardo Conrado na competição masculina, outra sobre a conquista da paranaense Patrícia Carvalho, entre as mulheres, e uma entrevista com João Francisco de Oliveira Neto, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, falando sobre as realizações e planos da entidade.