Durante três dias em St Andrews, na Escócia, todas as entidades de golfe do mundo, incluindo a USGA e o México (únicas associações que não pertencem ao R&A), conhecerão a história do Japeri Golf Links, primeiro campo público do país. Vicky Whyte, presidente da Associação Golfe Público de Japeri, é convidada especial para o Working for Golf (trabalhando para o golfe), principal evento da indústria do golfe mundial, que acontece de 28 de abril a 01 de maio.
Ao todo, oito temas são destaques no congresso organizado pela máxima autoridade do golfe mundial, o R&A: o Estatuto do Amador; o futuro do jogo; como evitar demoras durante um campeonato; novidades nas Regras de Golfe; rankings mundiais amadores; golfe nas Olimpíadas; antidoping e finalmente, a inclusão social através do esporte.
Vicky falará sobre a eficácia do projeto social desenvolvido em torno do esporte em Japeri. Em 2008, a Escola de Golfe foi indicada pela máxima autoridade do golfe mundial como modelo de integração social com o golfe. Durante a apresentação, será mostrado um filme feito pelo R&A (disponível no site da FGERJ), seguido por uma apresentação sobre o campo, sobre a escola de golfe e as competições disputadas pelos alunos. Com uma seção de perguntas encerrando a apresentação. Segundo a presidente da AGPJ, Japeri é o projeto favorito do R&A pelo lado social abrangente e pelos resultados alcançados ao longo dos anos.
O R&A distribui quase todos os lucros do British Open de cada ano para projetos de golfe em todo o mundo, com grande parte destinada a países do terceiro mundo ou países em desenvolvimento. Vicky foi convidada para o congresso com todas as despesas pagas pelo R&A, sem nenhum ônus para a AGPJ.
O Japeri Golf Links prepara futuros campeões, todos saídos da comunidade local, graças à Escola de Golfe, que atende a 92 crianças da região. Além de possibilitar a alimentação, acompanhamento de estudos, aulas de golfe e principalmente, a perspectiva de um futuro melhor para as crianças de um dos lugares mais pobres do Rio de Janeiro.
A Associação Golfe Público de Japeri fez história no golfe brasileiro. Em 2008 teve seu projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal – sendo a primeira atividade ligada ao golfe a conseguir tal feito. Graças à lei, Japeri contou até o fim de 2008 com o apoio da Oi Futuro, além de seus patrocinadores habituais: R&A, Club Med, Granado e Instituto PlaJap.
O sucesso do projeto desenvolvido em Japeri percorre o mundo. Em janeiro de 2009, Anderson Nunes e Cristian Barcelos, dois alunos da AGPJ, participaram de uma semana de treinamento na David Leadbetter Golf Academy, localizada na IMG Academies, na Flórida.
Muito se fala da dimensão do sucesso da Escola de Golfe. Entretanto, nos últimos meses um grande problema atormenta a comandante de Japeri e coloca em risco os planos para 2009. Mesmo com a excelente visibilidade e perspectiva de melhoras para esse ano, o Projeto de Japeri não foi aprovado a tempo de receber a verba da Oi Futuro e da Gávea Investimentos. O projeto, que favoreceria a Escola de Golfe pela Lei de Incentivo Fiscal do Ministério do Esporte, desenvolvido nos mesmos moldes do aprovado para 2008, ficou preso na burocracia de Brasília. “Procuramos uma solução. Já estamos sem o dinheiro para prosseguir com nossos objetivos”, declara Vicky Whyte. Localizado em uma das cidades com o pior Índice de Desenvolvimento Humano da Baixada Fluminense, o campo público de Japeri parece um oásis em meio à falta de oportunidades.