Um empate na última rodada marcou a despedida do Interclubes do Rio de Janeiro 2008. A equipe de Búzios recebeu em casa, neste fim de semana, o líder da competição e campeão de 2007, o Itanhangá e o resultado final (13 a 13) confirmou a vantagem do I.G.C. que é campeão de mais uma edição da competição da FGERJ.
O Interclubes 2008 contou com quatro clubes: Itanhangá G.C., Búzios G.C., Petrópolis C.C. e Teresópolis G.C.
No masculino foram jogadas as categorias Handicap Index até 8.5, Handicap Index de 8.6 a 14.0 e Handicap Index de 14.1 a 22.1. Cada equipe contando com 4 jogadores, sendo 2 jogos simples e 1 dupla. O sistema utilizado foi o match play, nos jogos simples e match play-foursomes, nas duplas.
No feminino jogaram em categoria única, com Handicap Index até 28.2. As equipes formadas por 3 jogadoras, sendo 1 jogo simples e 1 dupla. O sistema de pontuação se difere do masculino, pois é jogado com Handicap, sendo 80% (ou 75%) da diferença entre os course handicaps das jogadoras, com as jogadoras de handicap mais alto recebendo strokes nos buracos de handicap index mais baixo.
O troféu da equipe campeã será entregue ao capitão do Itanhangá na premiação do Campeonato Aberto da FGERJ, no dia 9 de novembro.
Abaixo a classificação final da competição.
Itanhangá(IGC) 3 jogos e 5 pontos.
Petrópolis(PGC) 3 jogos e 4 pontos.
Búzios(BGC) 3 jogos e 3 pontos.
Teresópolis(TGC) 3 jogos e 0 de pontuação.
O Interclubes do Rio de Janeiro teve mais uma rodada neste sábado(13/9), no Búzios Golf Club. A equipe de Teresópolis foi à região dos lagos enfrentar o selecionado de Búzios, mas não obteve êxito e saiu derrotada por 17 a 9.
A equipe da casa não deu qualquer chance aos visitantes, vencendo todos os jogos nas categorias 8,6 a 14,0 e 14,1 a 22,1. Búzios agora enfrenta o líder Itanhangá no campo do adversário.
O Interclubes que tem apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro conta com quatro clubes. Além de Búzios C.C. e Teresópolis G.C., que jogaram no sábado. Participam também o Itanhangá G. C., campeã na última edição e líder da atual, e Petrópolis G.C..
Abaixo os clubes participantes e sua pontuação na competição.
Itanhangá(IGC) 2 jogos e 4 pontos.
Petrópolis(PGC) 3 jogos e 4 pontos.
Búzios(BGC) 2 jogos e 2 pontos.
Teresópolis(TGC) 3 jogos e 0 de pontuação.
No sábado, dia 15 de agosto, no Petrópolis Golf Club, a equipe de Petrópolis venceu com facilidade a seleção de Búzios. O resultado final foi de 24 a 2 para os donos da casa. Entretanto, no Domingo, Petrópolis desceu a serra e foi até o Itanhangá enfrentar os atuais campeões, mas não teve a mesma sorte.
O confronto Itanhangá x Petrópolis mostrou a força da equipe da casa no Interclubes 2008. A equipe do IGC capitaneado pelo profissional Nico Barcellos, não deu chances à equipe da serra, e obteve a vitória de 23 pontos contra 3, perdendo somente 1 jogo.
Os destaques do time do IGC foram Mark Woodcock e Gabriel Bragança, que ganharam o jogo de Duplas no buraco 12, Ken Villanger, que derrotou seu adversário no buraco 13 e Kazuko Kadekawa, que também encerrou sua partida no buraco 13.
Após os jogos, os anfitriões ofereceram aos visitantes uma feijoada, num ambiente de cordialidade e amizade que é a tônica do Interclubes.
Abaixo os clubes participantes e sua pontuação na competição.
Itanhangá(IGC) 2 jogos e 4 pontos.
Petrópolis(PGC) 3 jogos e 4 pontos.
Teresópolis(TGC) 2 jogos e 0 de pontuação.
Búzios(BGC) 1 jogo e 0 de pontuação.
Depois da derrota na primeira rodada do Interclubes, a equipe de Teresópolis joga em casa em busca de sua primeira vitória. O confronto será realizado neste sábado (09/8), no Teresópolis Golf Club, e Teresópolis enfrenta a equipe do Itanhangá.
A competição tem apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e contará com quatro clubes. Além de Petrópolis C.C. e Teresópolis G.C., que jogam na primeira rodada. Participam também Itanhangá Golf Club, campeã na última edição, e Búzios Golf Clube.
No masculino serão jogadas as categorias Handicap Index até 8,5, Handicap Index de 8,6 a 14,0 e Handicap Index de 14,1 a 22,1. Cada equipe contará com 4 jogadores, sendo 2 jogos simples e 1 dupla. O sistema utilizado é o match play, nos jogos simples e match play-foursomes, nas duplas.
No feminino haverá categoria única, Handicap Index até 28,2. As equipes serão formadas por 3 jogadoras, sendo 1 jogo simples e 1 dupla. O sistema de pontuação se difere do masculino, pois será jogado com Handicap, sendo 80% (ou 75%) da diferença entre os course handicaps das jogadoras, com as jogadoras de handicap mais alto recebendo strokes nos buracos de handicap index mais baixo.
Próximos jogos programados:
Dia 09/08 TGC X IGC
Dia 16/08 PGC X BGC
Dia 17/08 IGC X PGC
Dia 04/10 BGC X IGC
A definir ainda o jogo adiado BGC X TGC
A equipe de Petrópolis venceu o primeiro confronto do Interclubes 2008 do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Petrópolis Golf Club. A competição que tem apoio da FGERJ iniciou com a disputa entre Petrópolis e Teresópolis, terminando com a vitória dos donos da casa por 16 pontos contra 11 dos adversários.
No masculino, na categoria Handicap Index até 8,5, Daniel Imamura e Jaime Rocha, do PGC jogaram contra Anthony Talbot e Daniel Ishi, do TGC no confronto de simples. Nas duplas Bruno M. Sá com Miguel Elkind(PGC) enfrentaram Tacashi Ishi e Nigel Wynn Jones(TGC). Essa categoria terminou com a vitória de Petrópolis por 4 a 3.
Na categoria Handicap Index de 8,6 a 14,0 mais um triunfo dos donos da casa pelo mesmo placar: 4 a 3. Paulo Demura, Manuel Flores, no simples e Marcio Guaranys com Marcos Dias nas duplas venceram de Pedro Fronner, Valdemiro Silva e Flavio Cupello com Roberto Carvalho.
A categoria Handicap Index de 14,1 a 22,1 construiu o maior desequilíbrio no resultado final. Jogando com Alexandre Melo, Jadyr França, no simples e Jorge Toril com Franscisco Nakamura, nas duplas, a equipe de Petrópolis venceu por 6 pontos contra 2 de Teresópolis que formou com Walter Mendes, Ricardo Peixoto e a dupla Hiroji Fujimaki e Julio Misumi.
Nas damas, único revés dos anfitriões no duelo. A equipe formada por Leila Torii, no simples e Vanda Oliveira e Mariana Ferraz, nas duplas foi derrotada por 3 a 2 pela equipe de Teresópolis, escalada com Elza Ishil e a dupla Jacqueline Lippi e Carmem Misumi.
Foi o primeiro ano do novo formato de disputa, apesar disso a nova fórmula de competição do Interclubes correu sem nenhum problema nos jogos. Após os confrontos, o clube anfitrião gentilmente ofereceu um delicioso almoço a todos os jogadores, em clima de confraternização e amizade.
Próximos jogos programados:
Dia 09/08 TGC X IGC
Dia 16/08 PGC X BGC
Dia 17/08 IGC X PGC
Dia 04/10 BGC X IGC
A definir ainda o jogo adiado BGC X TGC