Nesta semana, equipes femininas do Gavea e do Itanhangá se enfrentaram em mais uma edição da Taça Helena de Freitas, iniciada desde 1963 pela jogadora Helena sócia do IGC. O torneio, já tradicional no Golfe Feminino carioca, foi disputado na modalidade Match Play pelas equipes:
Gavea – Ana Cristina Willemsens, Anne Haar, Heloisa Barbosa, Vicky Whyte, Catherine Perelmutter, Regina Costa e Maria Vitória Lago
Itanhangá – Kazuko Kadekawa, Cinara Conrado, Lilian Lontra, Maya Brasil, Joy de Paoli, Kiew Mooi Oram e Mako Yoshimoto.
Após as duas rodadas de jogo, disputadas na terça no campo do IGC e nesta quinta no campo do GGCC, o Gavea confirmou seu favoritismo (o clube já possui 27 vitórias na taça contra 14 títulos do Itanhangá e 3 empates) e foi campeão do torneio.
No jogo de terça-feira, as mulheres do Itanhangá saíram na frente totalizando 2 ½ pontos contra 1 ½ do Gavea. Hoje o Gavea virou o jogo, ganhando 3 partidas e perdendo só uma, escore de 3 x 1. Total dos 2 dias: 4 ½ Gavea x 3 ½ Itanhangá.
Eliane Bandeira, nora da falecida Helena de Freitas, esteve presente no almoço de encerramento para falar em nome do marido dela Mario Bandeira de Freitas, e agradecer aos clubes por terem continuado com esta taça estes anos todos.
Na foto, Eliane Bandeira com as capitãs do IGC Maria de Biase Fabrianni e do Gavea Ana Cristina Willemsens.
Nesta semana foi realizada a Taça Helena de Freitas, tradicional campeonato match play entre as senhoras do Gavea e Itanhangá. A competição, que é jogada na modalidade match play com 3 jogos individuais e uma dupla por dia, ocorreu na terça feira no campo do Gavea e nesta quinta no campo do Itanhangá.
Com 4 pontos e meio, as jogadoras do Itanhangá foram as campeãs contra 3 pontos e meio somados pelas jogadoras do Gavea que estavam invictas no torneio há quatro anos. Depois do jogo de hoje, as jogadoras do Itanhangá ofereceram um almoço de confraternização.
A equipe campeã foi formada pelas jogadoras: Kazuko Kadekawa, Cínara Conrado, Kiew Mooi Oram, Mako Yoshimoto , Alessandra Pozzi e Mônica Lima. Já a equipe do Gavea foi representada pelas jogadoras: Ana Cristina Willemsens, Heloisa Barbosa, Vicky Whyte, Ann Haar, Vera Sfoggia e Maria Vitória Lago.
A Taça Helena de Freitas é jogada todo ano desde 1963, com e exceção de um ano, tendo a iniciativa da jogadora Helena Bandeira de Freitas, mãe do Mario Bandeira – sócio e ex-presidente do IGC. O Gavea já ganhou 27 vezes, o Itanhangá 15 vezes contando com a vitória de hoje, e também já houve 2 empates entre as equipes.