O calendário 2003 da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro será encerrado com uma disputa entre os “operários” do golfe carioca no campo mais popular do Rio. No dia 19/12, sexta-feira, caddies (carregadores de tacos) de vários clubes do estado estarão reunidos no tradicional Torneio de Natal, que será disputado no Campo Público de Japeri.
O campo é uma iniciativa da comunidade de Japeri, para preservar uma tradição de quase dez anos, de 35 caddies residentes no município que regularmente praticam golfe, de modo rústico, numa área formada predominantemente por pastos. Hoje existem cerca de 60 jovens, com idades entre 3 e 38 anos, praticando golfe regularmente nesta área rústica.
A área total do terreno é de aproximadamente 70 hectares (700.000 m2), com o campo de golfe ocupando aproximadamente 35 hectares (350.000m2). Serão nove buracos, que devem estar prontos em até um ano e meio. Até abril de 2004 a primeira área, com três buracos estará totalmente finalizada. Já estão prontos o putting green e o driving range, áreas de treinamento. O Torneio de Natal ainda será disputado na área antiga, que já vinha sendo utilizada. Participarão caddies do Itanhangá Golf Club, Gávea Golf & Country Club, Petrópolis Country Club e Teresópolis Golf Club, que formarão equipes de dez jogadores, na modalidade duplas tacadas alternadas.
A idéia do campo foi encampada pela Prefeitura do Município de Japeri, pela FGERJ – que coordena todo o projeto – e pela Nationwide Marítima. O The Royal and Ancient Club of St. Andrew’s (entidade máxima do golfe mundial) supervisiona e também patrocina o projeto.
A previsão da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro é realizar o primeiro grande torneio em abril de 2004, quando a primeira fase do campo estará totalmente finalizada.