A Presidente da Associação Golfe Público de Japeri e árbitra, Vicky Whyte (foto), vai embarcar nesta quinta-feira, dia 12 de Outubro, para o Campeonato Mundial de Golfe, que ocorrerá próximo à Cidade do Cabo, na África do Sul.
Vicky Whyte possui um currículo respeitoso, já que além de Presidente de Japeri, também é a representante feminina da Federação Internacional de Golfe (composta por três presidentes) desde 2000, cujo mandato termina ao final do Campeonato Mundial. Além disso, Vicky é Membro do Comitê de Regras da Federação Sul Americana, já foi vice-presidente da CBG entre os anos de 2003 e 2004, e presidente da FGERJ entre os anos de 1997 e 2003.
A carioca Mariana de Biase, convocada pela CBG, também irá embarcar com a árbitra para representar o Brasil no torneio, que ocorrerá entre os dias 18 à 21 de Outubro, pela equipe feminina e 26 à 29 de Outubro, pela masculina.
Aproximadamente 130 jogadores estão inscritos para o campeonato, com 51 equipes no feminino e 76 no masculino. As equipes são compostas por três jogadores, e vale os dois melhores resultados por dia. O torneio será jogado de acordo com as normas da International Golf Federation, na modalidade Stroke Play, 72 buracos.
Organizada pela International Golf Federation e pela World Amateur Team Championships, duas empresas internacionais em eventos de golfe, o Mundial terá dois troféus em disputa, o Espírito Santo Trophy (feminino) e o Eisenhower Trophy (masculino). Durante o Campeonato Mundial por equipes feminina, além de árbitra, Vicky Whyte será diretora do torneio.
Os outros jogadores convocados para disputa foram: Máximo Kopp (PR), Eduardo Pesenti (PR), Roberto Gómez (SP), Patrícia Carvalho (PR) e Cristina Baldi (RS).