04/10/2004

9.º Campeonato Sul-americano Damas Sênior de Golfe


O evento acontecerá em Curitiba nos campos do Alphaville Graciosa e Clube Curitibano e estará sob comando da paranaense Zélia Oliveira, que também preside a Federação Sul-americana Feminina de Golf Sênior.

No dia 4 de outubro as atletas poderão treinar e fazer o reconhecimento de campo. Os jogos acontecem dias 5, 7 e 8 de Outubro (terça-feira, sexta-feira e sábado) sendo que no dia 6 (quarta-feira) não haverá jogo.
A modalidade de jogo é Medal Play, entre equipes (Copa Chile, Copa Uruguai, Copa Brasil, Copa Argentina e Copa Peru) e individualmente (Scratch – melhor gross do torneio, primeira categoria hcp 0/18 e segunda categoria hcp 19/25).
A competição por equipe será formada de acordo com o desempenho de cada uma das jogadoras, em situações de pressão durante os últimos campeonatos por elas disputados e contará com uma equipe de cada país participante.
Será formada por 4 jogadoras em cada uma das categorias, sendo um descarte. A cada dia terá três atletas jogando e serão disputados os dois melhores escores de cada um dos dias.
Os países participantes do Campeonato serão: Chile, Uruguai, Brasil, Argentina e Bolívia.
Além das delegações dos sete países participantes, estarão prestigiando o evento algumas autoridades esportivas, convidados da organização, adeptos do golfe e imprensa especializada.
Os países ganhadores de cada uma destas taças, as deterão até a realização do próximo campeonato, onde as taças serão novamente disputadas.
A cerimônia oficial de abertura do 9.º Campeonato Sul-americano Damas Sênior de Golf ocorre hoje, às 16 horas, no AlphaVille Graciosa, um dos clubes que abrigam o torneio (o outro é o Curitibano).
O campo do Alphaville Graciosa Clube é um campo moderno de 18 buracos e 5725 jardas (apartir do tee vermelho feminino), considerado um dos melhores do Sul do país.
O percurso não tem muitas árvores. Os fairways são largos e ondulados e os greens rápidos, com muitas caídas e desníveis. Conta ainda com diversos obstáculos, como bunkers de areia e águas.
No Alphaville Graciosa, em Pinhais, a primeira turma entra em campo às 7h30, e no Clube Curitibano, às 9 horas. Atuam no torneio como árbitros oficiais da Confederação Brasileira, John Byers e Lídia Sawada.
Hoje, apartir das 7h30, a Associação Brasileira feminina de Golfe Sênior, promove um curso teórico e prático, para novos e experientes caddies, no Alphaville Graciosa Clube.