Duas semanas após sagrar-se vice-campeão do Doral-Publix Junior Golf Classic 2008, em Miami, o carioca Leonardo Kitahara (13) tornou-se novamente vice-campeão, desta vez, do 16th. Annual CJGA World Junior Challenge (16º Desafio Mundial de Golfe Juvenil da CJGA) promovido pela Associação Canadense de Golfe Juvenil (CJGA), realizado entre 28 e 30 de dezembro (www.cjga.com).
Este torneio foi realizado em 2 belos e desafiadores campos: o Independence course e o Legacy course, do Ginn Reunion Resort, em Reunion/Orlando, EUA. Onde também é realizado anualmente o destacado Ginn Open, do LPGA.
Leo, que sofreu durante os 2 primeiros dias em 3º lugar, quando os juvenis jogaram no Independence course, desenhado por Tom Watson e recheado de ondulações e crateras de cross bunkers, com fairways estreitos, o que desfavorece os jogadores que batem longe, foi buscar um melhor posicionamento no último dia, no também complexo e difícil Legacy course (desenhado por Arnold Palmer).
Embora não conseguindo alcançar o juvenil colombiano Juan Veloza, que se sagrou campeão da categoria de até 13 anos, jogando de forma conservadora e regular (75, 78, 71), Leonardo lutou muito e com seu jogo de recuperação no último dia (80, 77, 74), com 3 birdies seguidos, nos buracos 14, 15 e 16, tomou o 2º lugar do americano Matthew Plunkett (79, 74, 78).
Nos 2 torneios internacionais disputados em dezembro, Leonardo nos trouxe muita emoção ao fazer aparecer as cores do Brasil em destaque nos quadros de resultados.
Torcemos para que, apesar da previsão da crise, nos próximos meses, possamos continuar contando com apoio de todos e tenhamos mais golfistas brasileiros competitivos em torneios locais, regionais e internacionais.