01/09/2004

RAFAEL NAVARRO DISPUTA A CHAMPIONS TOUR NOS EUA


Um dos maiores golfistas brasileiros, ex-profissional do Gávea Golf Club, Rafael Navarro disputará neste fim de semana, em Key Biscaine, na Flórida (EUA), o Royal Caribbean Golf Classic, tradicional torneio da prestigiada Champions Tour, dos Estados Unidos.

Navarro, 50 anos, patrocinado pelo Grupo Libra, entrou para o seleto time de jogadores que disputam esta liga ao jogar o qualifying em novembro de 2003. Entre mais de 600 golfistas, ele ficou em décimo lugar e com isso conquistou a vaga. “Estou um pouco sem ritmo, uma vez que passei um ano treinando para me classificar. Mesmo assim vou entrar na disputa com a maior vontade de vencer”, declara Navarro, que estará competindo com 78 golfistas.

A Champions Tour é a antiga Senior PGA Tour, onde jogam golfistas a partir de 50 anos de idade. O atual campeão do Royal Caribbean Golf Classic é o canadense Dave Barr, que marcou 207 tacadas na última edição do torneio. A bolsa de premiação do torneio alcança a cifra de U$ 1.450.000 (hum milhão quatrocentos e cinquenta mil dólares), recebendo o campeão o prêmio de U$ 217.500,00 (duzentos e dezessete mil e quinhentos dólares).

Rafael Navarro começou a jogar com seu pai aos 8 anos de idade, mas só levou o esporte a sério quando completou 20 anos. Aos 24 se profissionalizou e depois não parou mais. Sua conquista mais importante foi ter se classificado para este campeonato nos EUA, uma vez que trata-se do torneio mais bem pago do mundo. Em sua carreira, Rafael conquistou vários títulos como amador e depois que se profissionalizou ganhou 48 torneios. Entre eles está o Sulamerica Classic, que na época era o maior torneio da América Latina. Além disso, em 1988 venceu o 5º Mundial da Austrália.

“Vai ser muito emocionante poder acompanhar o Rafael Navarro nesse ano de 2004 jogando com grandes nomes do golfe mundial, como Tom Watson, Tom Kite, Jack Nicklaus, Craig Stadler, Fuzzy Zoeller e outros grandes campeões que disputam o Champions Tour.”, disse o Capitão de golfe do Gávea, Jayme Rocha. “Para o nosso clube, é motivo de orgulho ver um ex-profissional ter a chance concreta de despontar no tour mais importante do golfe americano, depois do PGA”, concluiu.

Sobre as chances de Rafael neste torneio, Jayme opina: “Tecnicamente, o Rafael Navarro é um jogador que bate muito bem na bola, joga sempre de forma agressiva e pra cima das bandeiras. Acho que ele tem o perfil dos grandes jogadores, que quando estão jogando bem não encurtam o braço, ao contrário, partem pra cima buscando birdies seguidos”, diz.

Os fãs do brasileiro e do esporte poderão conferir sua performance no torneio pela TV, na ESPN (Canal 60 da Net) entre os dias 6 e 8/2 nos seguintes horários: dia 6 – sexta – 1ª volta – 16h30 às 19h; dia 8 – domingo – 2ª volta – 6h às 8h e as finais no dia 8 também das 20h às 22h.