15/01/2008

Musculação na Terceira Idade


Nos dias atuais, a musculação é praticada por diversas pessoas e com os mais variados objetivos. Quem pensa que a musculação serve apenas para alcançar objetivos estéticos e ganhar músculos, está completamente enganado.

Após os 60 anos de idade, é observada uma perda da força muscular, flexibilidade, e da resistência.

Em função disto, a musculação é muito recomendada, pois promove a diminuição destes fatos e eventualmente revertem à situação.

Por algum tempo, se acreditou, que indivíduos mais velhos não deveriam “levantar pesos”, porque poderiam sofrer fraturas e lesões. Este mito caiu por terra, ao se constatar que pessoas idosas que praticavam musculação ou exercícios com pesos, tinham um melhor desempenho nos testes fisicos, do que aquelas que não praticavam. Alem disto, a musculação na terceira idade é mais segura que os exercícios aeróbicos, pois aumenta menos a freqüência cardíaca e a pressão arterial, do que correr e pedalar.

Em algumas pesquisas feitas nos EUA, pacientes que já haviam sofridos problemas cardíacos, ao praticarem musculação, tiveram 3% de complicações cardiovasculares contra 44% de complicações em pacientes que praticaram exercícios aeróbicos.

O processo de envelhecimento ocorre necessariamente em paralelo ao avanço da idade cronológica, apresentando considerável variação individual. A redução da força, flexibilidade, velocidade e dos níveis de VO2 máximo, dificulta muito a realização das atividades diárias e a manutenção de uma qualidade de vida.

Em resumo, a musculação traz ótimos benefícios na terceira idade, aumentando a força muscular, flexibilidade, ajuda a regular o colesterol, combate a osteoporose (doença causada pela perda de massa óssea), melhora na postura, diminuindo o risco de doenças coronarianas e diabetes e das lesões causadas por quedas.

Fazer um planejamento do treinamento, junto com avaliações clínicas e físicas específicas, é muito importante para verificar a condição em que se apresenta para ser realizado um programa individualizado.

Tire as suas duvidas com os especialistas:

Prof. Ricardo Lanes – rlanespersonaltrainer@yahoo.com.br
Prof. Juan Sosa (Preparador da Equipe Carioca) – juan_sosa_jr@yahoo.com.br