29/09/2009

Lilica vence torneio internacional na França


O brasileiro Rodrigo Lacerda Soares Filho, o Lilica, foi o campeão do torneio Internationaux de France Mid Amateurs, ocorrido entre os dias 25 e 27 de setembro no Golf Club de Bondue, campo desenhado por Robert Trent Jones em Lille, no norte da França.

Ele somou 209 tacadas nas três rodadas do torneio (68/70/71) e deixou para trás os franceses Joueur Liste Rouge, com 211 e Carpentier Pierro, com 213.

A categoria Mid Amateur, que engloba homens acima de 35 anos e mulhres com mais de 30, não existe no Brasil, mas é muito valorizada em toda a Europa. Cada país realiza o seu campeonato internacional mid amateur – foi o caso agora da França, cujo torneio foi vencido por Lilica.

O brasileiro está se firmando como um dos melhores jogadores amadores da categoria mid amateur do mundo. Em maio, ele terminou em terceiro lugar no European Mid Amateur Championship, disputado na Espanha.

Na primeira volta do torneio, disputado em 54 buracos, Lilica fez 7 birdies e 3 bogeys para garantir o seu melhor escore na competição. “O campo estava muito bem cuidado, com greens em perfeita condições e muito rápidos”, disse Lilica ao Site da CBG. “Fiquei muito impressionado com o altíssimo nível do torneio”, conta.

O dia de maior pressão foi o da final. Lilica jogou no mesmo grupo de dois franceses – um deles jogador local – acompanhados de perto por mais de mil espectadores. Na primeira volta, o brasileiro subiu duas tacadas. No tee do buraco 10, estava com apenas uma tacada na frente. Com birdies no 10 e no 11, ampliou a vantagem para três tacadas.

Joueur Liste Rouge, campeão de inúmeros torneios amadores na França e na Europa, vinha três grupos atrás e terminou com 66 tacadas na última rodada, ou – 6. A boa performance, porém, não foi suficiente para impedir a vitória de Lilica, que marcou mais um birdie no buraco 15 para terminar o torneio com duas tacadas de vantagem.

“Tenho jogado bastante aqui na Europa e treinado muito”, conta Lilica, que mora na Suíça e está com handicap + 1.7.

Fonte: CBG