20/11/2019

Golfe Clube Aretê Búzios reestreia com novo percurso


Depois de meses de reformas de modernização que deixaram o percurso que já era considerado um dos melhores do continente ainda mais desafiador, o Golfe Clube Aretê Búzios realiza o primeiro evento oficial de sua nova fase neste final de semana, dias 23 e 24 de novembro, com a sétima etapa do Master Tour, competição estadual sênior e pré-sênior. Paralelamente será jogada mais uma etapa do Rio Kids Golf Tour. Ambos valem para os rankings da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro.

Os horários de saída de sábado (dia 23) já estão disponíveis em nosso site: CLIQUE AQUI E CONFIRA!

É grande a expectativa pela reestreia do campo projetado pelos mundialmente famosos Peter e Perry Dye, da Dye Designs, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos (RJ), e inaugurado em 1993. O projeto original de Pete Dye foi aprimorado com base em um plano de melhorias elaborado por seu filho Perry Dye em duas fases, a primeira quando o campo foi cogitado para sediar o golfe olímpico, e a segunda, mais recente, com mudanças nos buracos 2, 3 e 4. Ambas fases foram implementadas de uma só vez, em um trabalho concluído recentemente.

Melhorias – Foram várias as melhorias no percurso, que teve a ordem dos buracos modificada. De olho nas competições amadoras de alto rendimento e profissionais, o campo ganhou 30 jardas no set de tees pretos, sobretudo nos buracos 4, 11 e 13 (antigos 13, 6 e 8, respectivamente), chegando agora a 7009 jardas no total. Nos demais tees – Azul, Branco, Amarelo e Vermelho – não houve mudança significativa nas distâncias, que variam aproximadamente 500 jardas a cada novo conjunto de tees, o que permite que jogadores de todos os níveis desfrutem melhor do campo.

Perry Dye é um dos dois filhos de Pete Dye, de 93 anos, que projetou o campo de Búzios. Hoje, é Perry quem comanda, ao lado do irmão P.B. Dye, a Dye Design, empresa que construiu mais de 300 campos famosos ao redor do mundo, entre eles o TPC de Sawgrass, sede do The Players Championship, o torneio mais bem pago do mundo. A mãe de Perry, Alice Dye, que trabalhou com o marido Pete no projeto de Sawgrass, é considerada a Primeira Dama da arquitetura de campos de golfe em todo o mundo. Ela faleceu em fevereiro, aos 91 anos.

Links – O Aretê Búzios, que foi aberto recentemente para uso local, dos associados, mas ainda não havia recebido uma competição oficial, é um campo estilo links que soube aproveitar a topografia do local para criar desafios para golfistas de todos os handicaps ao oferecer várias opções táticas de como enfrentar os buracos. Um dos diferenciais do campo é o vento que sopra da vizinha Praia Rasa e que pode fazer toda a diferença. Um percurso de visita obrigatória para todos os golfistas que valorizam a qualidade do design e mais um grande incentivo para o turismo de golfe da região.