27/03/2007

Desfile de Abertura dá início ao Sul Americano


Foi realizado na tarde de hoje o Desfile de Abertura da 40ª edição do Campeonato Sul Americano Juvenil de Golfe. O torneio, que vem ao Brasil a cada dez anos, está sendo realizado no campo do Itanhangá Golf Club.

De amanhã até sábado, participam do campeonato os melhores jogadores juvenis masculinos e femininos de 10 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

As equipes são formadas por três juvenis com até 18 anos que jogam 72 buracos em Stroke Play, sendo 18 por dia. Os dois melhores resultados da equipe por dia são somados e ao final dos quatro dias de jogos, a equipe com menos tacadas somadas sagra-se campeã.

A equipe masculina brasileira conta com a participação de dois cariocas: Felipe Navarro, campeão juvenil, e André Tourinho, melhor da classificatória após o Brasileiro Juvenil. Completando a equipe, Máximo Kopp foi indicado pela CBG para defender o Brasil no torneio. No feminino, integram nossa equipe: Bruna Spengler, Daniela Murray e Cecília Kleinert.

As duas equipes brasileiras serão capitaneadas por dois profissionais experientes: Maria de Lourdes Verlangieri, que já esteve à frente da equipe feminina que disputou o torneio em 2006; e Wagner Rocumback, o mesmo da equipe masculina vencedora do torneio em 1995, em Maracaibo, Venezuela. “Juntamente com Argentina, Colômbia e Chile, somos os mais cotados para levar o título. E estamos realmente preparados, técnica e psicologicamente, para buscar essa vitória”, diz Rocumback.

No sábado haverá a Cerimônia de Encerramento, onde já confirmaram presença o Governador Sérgio Cabral, o Ministro do Esporte Orlando Silva e o Secretário Especial de Turismo Rubem Medina. Outra presença marcante para o golfe nacional será a do inglês David Pepper, presidente da Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews, entidade máxima do golfe no mundo. Além de encontros com representantes do golfe nacional, está previsto um encontro de Pepper no Palácio do Governo.

O XL Campeonato Sul Americano Juvenil é realizado pela Federação Sul Americana de Golfe e conta com logística local do Itanhangá, da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e da CBG. O patrocínio é da Autodesk. O apoio fica por conta da Matte Leão, da Titleist e da prefeitura do Rio de Janeiro, sede dos próximos Jogos Pan-Americanos.