14/05/2009

Decisões nas Regras de Golfe ao alcance de todos


Em uma iniciativa inédita, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e a Associação Brasileira de Golf Senior (ABGS) lançam a primeira edição em português do livro Decisões nas Regras do Golfe. Trata-se da publicação que traz as interpretações das 34 regras que regem o esporte.

“Esse é um passo importantíssimo para a melhora técnica do golfe brasileiro e sua democratização”, diz Paulo Pacheco, presidente da ABGS. “É uma obra importante para quem quer melhorar os conhecimentos sobre as regras do esporte. Trata-se de uma ótima oportunidade para entender a fundo as normas que regem o golfe”, diz Rachid Orra, presidente da CBG.

Fruto de mais de seis meses de trabalho intenso, o livro em português possui cerca de 700 páginas e traz aproximadamente 1.250 decisões de maneira muito didática, em formato de perguntas e respostas. “É uma leitura muito interessante mesmo para o jogador que não tem a intenção de se formar árbitro de golfe”, diz Ronald Gunn, vice-presidente técnico da ABGS.

Como antes só havia edições completas em inglês disponíveis no Brasil, apenas conseguiam se credenciar como árbitros de golfe pessoas que dominassem esse idioma. “A versão em português possibilitará a formação de novos oficiais de regras no Brasil”, diz John Byers, diretor executivo e de regras da CBG.

A tradução da obra para o português teve o apoio do R&A, entidade que rege o golfe mundial, com exceção dos EUA e México. A Comissão para as Regras do Golfe do R&A foi fundada em 1897 para unificar as regras do esporte. Atualmente, há mais de 130 organizações nacionais, internacionais, amadoras e profissionais filiadas ao R&A, que publica a versão original do Decisões nas Regras do Golfe em parceria com a United States Golf Association (USGA).

A versão em português – uma iniciativa da ABGS que depois foi abraçada pela CBG, que obteve a autorização do R&A para lançá-la – é completa. Além das decisões, traz também um completo índice remissivo que facilita a localização do conteúdo, algo que não existe em algumas versões em outras línguas. Vale observar que o livro traz também as regras completas de golfe válidas de 2008 a 2011.

A tradução da obra foi feita pela tradutora Vera Silvia Camargo Guarnieri. A revisão ficou por conta de Ronald R. Gunn e John Byers. A primeira edição terá 2.500 exemplares. A ABGS distribuirá um exemplar para cada um de seus associados. Já a CBG enviará cópias para os árbitros credenciados pelo R&A e para as federações, entidades de golfe e clubes filiados, além de entidades internacionais.

A obra estará disponível para venda a partir desta semana, ao custo de R$ 75, mais o frete.

Serviço
Decisões nas Regras do Golfe 2008-2009
Número de págs: 696
Preço: R& 75 + frete
Onde adquirir: www.cbg.com.br e www.golfsenior.com.br , pelos telefones (11) 3168-4366 (CBG) e (11) 5546-0299 (ABGS-SP) ou pelos emails golfe@cbg.com.br e golfsenior.sp@uol.com.br