20/09/2020

Cuidado! Perfil falso da FGERJ é criado no Instagram


Muito cuidado! Depois de Itanhangá, Campo Olímpico e Aretê Búzios, a Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ) informa que se tornou mais uma vítima do golpe cibernético cada vez mais frequente no Instagram. Fomos alertados hoje (20/9) sobre a criação da conta @golfedo_rj, que está se passando por um perfil temporário da FGERJ, dedicado a sorteios.

A FGERJ, através deste comunicado, repudia o ato fraudulento e reforça que não está promovendo qualquer tipo de sorteio, seja em nosso perfil oficial (@golfedorj) ou através de parceiros e clubes filiados.

Salientamos que já entramos com um pedido de remoção do usuário farsante, por meio de uma denúncia ao Instagram, e esperamos que a solicitação seja atendida o quanto antes.

Entenda a sistemática do golpe – A rede social é utilizada de forma fraudulenta e relativamente simples, com os criminosos roubando a identidade da conta original, a partir de screenshots da marca do perfil e das últimas imagens postadas, para a criação de um novo usuário com nome semelhante à conta original. O mesmo método foi seguido em todos os perfis falsos relacionados ao golfe.

Depois disso, os criminosos passaram a seguir amigos e contatos da vítima. Ato contínuo, uma vez que essa ação é correspondida, começa a segunda parte do golpe, que utiliza o sistema de mensagens diretas do Instagram para oferecer vantagens e cupons promocionais, com a finalidade de roubar dados e clonar WhatsApps dos usuários, através do envio de links e fichas.