29/09/2010

ACORDO COM ARGENTINOS MARCA A 6ª TAÇA DOS PRESIDENTES


O Costão do Santinho Resort Golf & Spa, localizado em Florianópolis (SC), foi palco nesta sexta-feira, dia 24, de um momento histórico para o golfe brasileiro. Durante a 6ª Taça dos Presidentes, evento que reuniu os principais dirigentes do esporte no país, o presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), Rachid Orra, assinou, juntamente com o presidente da Associação Argentina de Golfe (AAG), Juan Nicholson, uma carta de intenção cujo objetivo é trabalhar pelo desenvolvimento institucional e desportivo do golfe no Brasil.

"Trata-se de um grande passo para o golfe brasileiro. É muito importante contarmos com o auxílio de países vizinhos muito bem desenvolvidos neste esporte", comemora Orra.

O encontro foi uma realização da CBG em conjunto com a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, com patrocínio da Greenext Toro e da Embrase Segurança e Serviços e apoio do Costão do Santinho Resort Golf & Spa e da TAM Viagens.

Em dois dias de intensa programação, a 6ª Taça dos Presidentes foi marcada por discursos de dirigentes. Rachid Orra, presidente da CBG, alertou a todos os presentes sobre a importância da profissionalização do golfe no Brasil, lembrando que todos têm um papel a cumprir no crescimento do golfe brasileiro. Houve também palestras das empresas Greenext Toro, ministrada por Nickolas Constantinides, e Embrase Segurança e Serviços, representada por Antonio Carlos Cruz Lima.

As federações também participaram ativamente. Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPG), falou sobre o sucesso do projeto Golfe Nota 10. Já Arata Hara, presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, falou sobre os projetos da entidade e sobre a importância de um evento como a Taça dos Presidentes.

No mesmo dia, os presentes ainda conferiram uma palestra da profissional Isadora Toscano de Britto, da área médica antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que falou sobre a importância do controle de doping no golfe. Entre outros pontos, Isadora abordou questões como história, isenção de uso terapêutico, substâncias proibidas em competições e fora delas, entre outras.

Para fechar o encontro com chave de ouro, no sábado, dia 25, foi realizado um torneio de golfe entre os participantes, disputado por 13 equipes na modalidade Best Ball no campo do Costão do Santinho Resort Golf & Spa. Com 58 tacadas net, a primeira posição da prova ficou o time formado por Paulo Pacheco, vice-presidente de marketing da CBG e presidente da ABGS; Manuel Gama, da FPG; Mathew Brandons, dos EUA; e Luis Carreras, vice-presidente da AAG.

O time de Rachid Orra, presidente da CBG, ficou com a segunda posição, com 59 net. Rachid contou com a companhia em campo de Juan Nicholson, presidente da AAG; Richard Conolly, presidente do São Fernando Golf Club; e Arata Hara, da FPRG. Em terceiro, também com 59, ficaram Cesar Toshio Oda, de Ponta Grossa; Mike Jackson, de Búzios; Altaides Isotton, de Joinville; e Carlos Alberto M. Adati, de Londrina.

Além de Juan Nicholson, presidente da AAG, a 6ª Taça dos Presidentes também contou com a visita internacional de Luis Carreras, vice-presidente da AAG. Também estiveram presentes mais de 50 participantes, entre dirigentes de federações, clubes e patrocinadores.

O evento recebeu a visita dos presidentes das federações Baiana (Bruno Tariant), Centro-Oeste (Rodrigo Ribeiro), Paranaense e Catarinense (Arata Hara), Paulista (Manuel Gama), Riograndense (Norton Fernandes) e do Rio de Janeiro (Nelson do Vale), além de diversos presidentes de clubes de golfe de todo o país.