01/09/2004

Aberto de Búzios tem recorde de inscritos


Neste fim de semana, dias 27 e 28/3, o Búzios Golf Club & Resort, na Região dos Lagos, vai receber os golfistas do Estado do Rio para o tradicional Campeonato Aberto de Búzios. Atendendo a sugestões da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e de jogadores, a direção do clube resolveu fazer pequenas mudanças para agilizar o jogo no campo, que é considerado o mais difícil do Estado do Rio. Algumas das regras locais serão ligeiramente alteradas para atrair mais jogadores.

Para a disputa já estão confirmados alguns dos maiores nomes do golfe amador do Rio de Janeiro: Plínio Guimarães (terceiro do ranking estadual scratch), Bruno Barki (primeiro do ranking scratch juvenil), Claudio Vasconcelos (quinto do ranking adulto scratch), Sam Izaguire e Phelipe Sandy (primeiros do ranking 10-15), Luciano Guerra (primeiro do 16-24). No feminino, as duas primeiras do ranking scratch, Heloisa Barbosa e Melinda Pellegrino, confirmaram presença.

O torneio será disputado na modalidade stroke play, nas categorias scratch, 0 a 9 e 10 a 15 masculino e scratch e 0 a 18 feminino. As categorias 16 a 24 e 25 a 32 masculino e 19 a 36 feminino jogam em par point. Em caso de empate haverá play-off sudden death para a categoria scratch e, nas demais categorias, valerá o melhor resultado nos últimos 18, 9, 6, 3 ou 1 buracos. Persistindo o empate será feito sorteio.

Entre as novidades previstas para o campeonato estará a mudança dos lateral hazards (estacas vermelhas) em alguns pontos do campo. “Outra grande mudança é com relação a colocação dos tees para as categorias com handicap. Queremos começar com estas pequenas mudanças agora e ir ampliando cada vez mais”, explica Carlinhos Smith, capitão do Búzios. Segundo ele, outro dificultador é o vento da cidade, que é sempre bastante intenso e acaba assustando alguns jogadores, mas fica como o grande desafio do campo do balneário.