29/03/2006

Vicky Whyte no 16º R&A Referees School


Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, ocorreu o 16º R&A Referees School em St. Andrews, na Escócia. Vicky Whyte participou do curso com o apoio da FGERJ (que cedeu as passagens aéreas) e da Federação Internacional de Golf, a qual Vicky é Presidente Feminina. Outro representante do Brasil que participou do evento foi John Byers, Diretor de Regras da CBG.

Esse curso é oferecido anualmente em St Andrews, e cada país filiado ao R&A tem direito a duas vagas. Os participantes devem ter um bom conhecimento das regras para poder participar deste curso.

O R&A Referees School é diferente dos Cursos de Regras que o R&A leva aos países de 4 em 4 anos, que são basicamente uma introdução às regras de golf e como se usa o Livro de Regras (o último curso de regras no Brasil foi em 2004 em SP). Os professores eram os melhores árbitros do mundo, sendo quatro deles do R&A e dois do Tour Europeu.

Esse curso foi constituído de discussões sobre as regras de golfe e de dinâmicas em grupo, onde um árbitro os acompanhava no campo (montado dentro do hotel devido ao forte inverno) e criava situações para os alunos, que tinham que resolver.

Para conclusão do curso, os alunos fizeram uma prova escrita individual. Vicky Whyte passou na prova com a nota 8,0.

Já participaram deste curso: Nigel W. Jones, Jeremy Ribeiro dos Santos, Laércio Pellegrino e Jessé Rhinehardt.