FGERJ - Federação

Um jogador pode jogar um buraco com duas bolas?

Um jogador em dúvida sobre o procedimento correto durante o jogo de um buraco pode terminar o buraco com duas bolas, sem penalidade:

 Esta Regra não se aplica de nenhuma maneira e o escore que vale é o escore com a bola que o jogador deu a tacada antes de decidir jogar uma segunda bola.

 Porém o jogador não é penalizado por ter jogado a segunda bola.

 Uma segunda bola jogada de acordo com esta Regra não é o mesmo que uma bola provisória conforme a Regra 18.3.

Comissão decidirá o escore do jogador para o buraco desta forma:

  1. O escore com a bola escolhida (pelo jogador ou por predefinição) prevalece se as Regras permitirem o procedimento utilizado para esta bola.
  2. Se as Regras não permitirem o procedimento utilizado para essa bola, prevalece o escore obtido com a outra bola, desde que as Regras permitam o procedimento utilizado para esta outra bola.
  3. Se as Regras não permitirem o procedimento utilizado para as duas bolas, prevalece o escore obtido com a bola escolhida (quer pelo jogador ou por predefinição) a não ser que uma infração grave ao jogar aquela bola de um lugar errado, em cujo caso prevalece o escore com a outra bola.
  4. Se houve uma infração grave ao jogar cada bola de um lugar errado, o jogador será desclassificado.
  5. Todas as tacadas com a outra bola (inclusive as tacadas dadas e quaisquer tacadas de penalidade incorridas somente por jogar aquela bola) não contam para o escore do jogador para o buraco.

“As Regras permitam o procedimento utilizado” significa que ou: (a) a bola original foi jogada como ela estava e a jogada era permitida de tal local, ou (b) a bola que foi posta em jogo com o procedimento correto, na forma correta e no local correto de acordo com as Regras.

O jogador não é obrigado a terminar o buraco com as  duas bolas, mas se a bola que ele escolheu terminar for considerada pela comissão como tendo sido jogada de lugar errado e considerada uma infração grave, ele  será desclassificado.