26/09/2008

Museu das Telecomunicações


Nesta quarta, 24 de setembro, doze alunos da Escola de Golfe de Japeri tiveram o privilégio de conhecer o Museu das Telecomunicações da Oi Futuro. O museu foi recriado pelo Instituto e está localizado na praia do Flamengo, em um prédio construído em 1918 para sediar a Estação Beira-Mar da antiga Companhia Telefônica Brasileira, que, em 1981, passou abrigar o Museu do Telephone – um centro de preservação e resgate da história da telefonia no Brasil.

Os alunos puderam conhecer a exposição permanente com interatividade, multimídia e objetos que contam a história das telecomunicações, uma oportunidade única para mudar a forma de ver o mundo.
Logo no começo eles receberam instruções sobre o passado, presente e futuro, dimensionando tudo o que teriam acesso nas próximas horas.

Um dos espaços visitados se chama os Profetas do Futuro, aqueles homens do passado que foram os visionários nas artes, na ciência do pensamento e nas atitudes. Outro espaço marcante do museu Oi Futuro são as Vozes da História, com vídeos falando sobre os heróis que mobilizaram a humanidade com seus pensamentos e suas palavras, a exemplo de Thomas Edison, Freud, Paulo Freire, Simone de Beauvoir, Sartre e outros.

Em outra parte do Museu uma gigantesca Linha do Tempo, onde o visitante pode selecionar uma época movendo um grande dial, e ouvir sobre cada etapa da história das telecomunicações ou sobre os fatos que marcaram aquele ano.

O passeio desses alunos ao Museu da Oi Futuro foi mais um trabalho desenvolvido pela AGPJ em parceria com o Instituto, que além de patrocinar a vida esportiva dessas crianças também visa o crescimento cultural, formando não só atletas, mas cidadãos do bem.