FGERJ - Federação

Juvenis em campo

Oitenta juvenis de todo o país se concentram para a disputa da segunda etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, que acontece neste final de semana no campo do Gavea Golf & Coubtry Club.

Entre os inscritos, destaque para os campeões da primeira fase o paulista Giordano Junqueira e a paranaense Gabriela Ramirez. Ainda como destaques na disputa masculina os paranaenses Daniel Stapff, Uri Bogoslavsky e Roberto Parcionik, os paulistas Luis Gama e Rafael Becker e o mineiro Tomaz Pimenta Pinheiro. No feminino, as paranaenses Larissa Rocha Pombo e Petra Bogoslavsky e a paulista Karina Palmberg.

Já entre os jogadores do Rio de Janeiro, 33 juvenis estão na disputa destacando André Tourinho (foto), Felipe Navarro, Matthew Every, Daniel Every, Bernardo Willemsens, Leonardo Kitahara, Antonio Bahia e Lucca Horwitz. Entre as meninas, o trio formado por Ana Paula Costa e as irmãs Clara e Vitória Teixeira. De Japeri, nove jovens: Marcus Vinicius Martins, Anderson Nunes, Reinaldo Xavier, Oziel Lopes, Cristian Barcelos, Breno Domingos, Davidson Pereira Rosa, Izabela Maria e Graziela Nunes.

Fora os brasileiros, dois argentinos vieram a convite da FGERJ para a disputa: Melani Sisto e Ary Rodrigues, ambos com handicap 1. Ary foi um dos integrantes da equipe da argentina Sul-Americano Juvenil em 2007, no Itanhangá Golf Club.

A segunda etapa do Tour Juvenil vai contar ainda com uma disputa de seis buracos no sábado e domingo pela Categoria Incentivo, para os jovens iniciantes que ainda não possuem handicap.

Além de contar os pontos para o Ranking, o torneio irá definir também parte da equipe brasileira que representará o país no Sul-Americano de Golfe Juvenil, que será disputado de 10 a 15 de março na Colômbia. A equipe brasileira será formada pelos melhores colocados nas duas primeiras etapas do Tour Juvenil, atualmente o principal circuito brasileiro voltado para jovens golfistas. Além da convocação dos dois melhores colocados nas categorias masculina e feminina de cada etapa, a Confederação Brasileira de Golfe também terá direito a uma terceira escolha por critério técnico.

O paulista Giordano Junqueira e a paranaense Gabriela Ramirez saíram na frente na luta pelas vagas, já que foram os campeões da primeira etapa, ocorrida em janeiro no Arujá Golf Club, em São Paulo. O Tour Nacional de Golfe Juvenil ainda terá etapas no Paraná (16 a 18 de maio) e no Rio Grande do Sul (19 a 21 de setembro).

As novidades do circuito juvenil não páram por aí. O golfista profissional carioca Erik Andersson foi contratado pela CBG para acompanhar os jovens golfistas brasileiros, auxiliando nas escolhas técnicas a que a entidade tem direito a realizar. A intenção é que Andersson se torne o treinador da equipe juvenil brasileira, cargo existente em outros países. “Não vamos ensinar o mesmo swing, mas a mesma metologia de treinos, jogo e tática”, diz Andersson, que já desenvolve um excelente trabalho com os juvenis cariocas.

Parceria – A CBG e a IMG Academies dão continuidade esse ano ao acordo firmado em 2007, que concede aos melhores jogadores do Tour Nacional de Golfe Juvenil uma semana de treinamento na conceituada David Leadbetter Golf Academy, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos. David Leadbetter é reconhecido como um dos melhores instrutores de golfe do mundo. Seu método de treinamento revolucionou o esporte, impactando positivamente o golfe juvenil e tornado-se referência em treinamento para campeões.

CONFIRA JÁ O HORÁRIO DE SAÍDA DE SEXTA FEIRA.