FGERJ - Federação

CBG CONVOCA FELIPE NAVARRO PARA A 3ª TAÇA MÁRIO GONZALEZ

O departamento técnico da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) anunciou nesta quarta-feira, dia 6, o nome dos dois brasileiros que representarão o país na 3ª edição da Taça Mario Gonzalez, competição internacional que ocorrerá em paralelo com a Gillette Golf Cup – 80º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, entre os dias 21 e 25 de julho no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. A dupla brasileira será formada pelo paranaense Daniel Stapff, atual campeão brasileiro, e pelo carioca Felipe Navarro, segundo colocado no ranking nacional.

Além do campo do Itanhangá Golf Club, Daniel Stapff e Felipe Navarro terão como adversários nesta competição – cujo nome homenageia Mario Gonzalez, um dos maiores golfistas brasileiros de todos os tempos – golfistas dos outros países do continente. A lista dos participantes ainda não foi divulgada.

Os dois jovens atletas terão a missão de defender o título conquistado em 2009 pelo Brasil, que conquistou a 2ª Taça Mario Gonzalez com a dupla formada por Stapff e pelo paulista Rafael Becker.

“Defender o título é uma responsabilidade grande, mas cada torneio é um torneio. Vou jogar para aproveitar a competição”, destaca Stapff. “Minha rotina de treinos aqui no Brasil varia entre seis e sete horas por dia”, completa. Uma rotina pesada que ele encara como rotina. O jovem atleta paranaense acaba de voltar de uma ótima temporada no circuito da Divisão II da NCAA, liga universitária norte-americana. Lá, representando a Barry University, na Flórida, Stapff treina de domingo a sexta entre três e cinco horas por dia.

“Meu golfe melhorou muito depois que eu ingressei na universidade”, conta. Stapff conquistou no início de abril seu primeiro título individual nos EUA, o 2010 Buccaneer Invitational, competição que ocorreu no Normandy Shores Golf Club, em Miami. “Na faculdade onde estudo somente cinco jogadores haviam ganhado individualmente na NCAA até hoje. Entrar nesse seleto grupo é um prazer”, declara Daniel Stapff, que aos 19 anos ocupa o 17º lugar no ranking de sua liga na região sul dos EUA, a 29ª posição no país, e é o melhor brasileiro colocado no ranking mundial amador do R&A, com a 317ª posição. No ano passado, foi o vice-campeão do Sul-Americano de Match-Play, disputado no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP).

O outro integrante da dupla brasileira, Felipe Navarro, está entre os grandes destaques do golfe brasileiro atual. Das três competições válidas para o ranking nacional que disputou em 2010, Felipe Navarro chegou a liderar duas e levou o título de campeão em uma, o Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour – 38° Aberto de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, no início de junho, na capital carioca. Esses e outros feitos fizeram Navarro pular 159 posições no ranking mundial amador do R&A. Atualmente, ele é o terceiro melhor brasileiro ranqueado entre os melhores do mundo, ocupando o 572º lugar. Em 2009, foi terceiro colocado no Sul-Americano de Match-Play.

“Essa convocação para defender o Brasil na Taça Mario Gonzalez é mais um incentivo para eu me dedicar nessa competição”, comemora Navarro, que no início do ano passou dois meses treinando em Orlando, nos EUA, ao lado do profissional brasileiro Phillipe Gasnier. “Lá a rotina de treinos era de oito horas diárias de segunda a segunda”, relembra o jovem golfista. “Aqui no Brasil eu treino entre seis e sete horas por dia”.

A competição tem o patrocínio de Gillette, realização da Confederação Brasileira de Golfe e apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, Arnold Palmer Design Company, Transamérica Flat Hotéis e Lei de Incentivo ao Esporte. A ativação da marca durante o torneio será realizada pela terceira vez consecutiva pela agência MIX Brand Experience.