23/11/2006

Brasil tenta conquistar título da Copa Los Andes


A delegação brasileira que começou a disputar ontem o 61° Campeonato Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes, no Lima Golf Club, no Peru, ocupa a quarta colocação na disputa masculina e o quinto lugar no feminino, após a primeira rodada do torneio.

Na disputa masculina a briga pela liderança está disputada, já que Argentina, Chile e Peru estão empatados com 4 pontos cada. Já o Brasil, divide a quarta colocação com Colômbia e Equador, ambos com 2 pontos. Em seguida, sem pontuar ainda, vem a Venezuela, Bolívia e o Uruguai.

O melhor jogador brasileiro foi o paulista Rogério Bernardo, que venceu os dois confrontos que disputou, contra o venezuelano Santiago Quinteros e o argentino Luciano Doda, ambos por dois a um. O paranaense Máximo Kopp ganhou um jogo individual, por três a dois, contra o venezuelano Diego Velazquez, e um de duplas, por cinco a três, junto com o gaúcho Felipe Lessa.

Já a competição feminina é liderada por Argentina e Paraguai, com 4 pontos. Peru e Chile aparecem em terceiro, com 3 pontos no total e o Brasil está empatado em quinto com a Colômbia, com 2 pontos, contra nenhum de Equador, Bolívia e Uruguai.

As meninas do Brasil (foto) venceram o Equador por oito a quatro e perderam do Paraguai pelo mesmo placar. Contra as equatorianas, a gaúcha Cristina Baldi e a paranaense Isadora Stapff venceram de um a zero sobre Kathy Pareja e Valentina Intriago. A carioca Mariana de Biase, em dupla com a paranaense Patrícia Carvalho, derrotaram Karla Leon e Jovana Bozanica por nove a sete.

Contra as paraguaias, o Brasil obteve somente duas vitórias. A dupla Patrícia e Mariana de Biase venceu Ana Paola Lopez e Andréa Franco por três a dois e Patrícia fez sete a seis em Andréa Franco.

Atualmente, as equipes masculina e feminina de nove países participam do campeonato, devido ao sistema de corte estabelecido em 1995, onde a equipe que ocupar o último lugar em sua categoria não pode participar na edição seguinte do torneio. Neste ano, não estarão presentes as equipes do Paraguai (masculino) e da Venezuela (feminino).

O Brasil é representado pelos jogadores Roberto Gómez (SP), Maximo Kopp (PR), Guilherme Oda (SP), Rogério Bernardo (SP), Felipe Lessa (RS) e o capitão Otávio Villar (RS), na equipe masculina, e Mariana de Biase (RJ), Patrícia Carvalho (PR), Cristina Baldi (RS), Isadora Stapff (PR), Bruna Spengler (RS) e a capitã Maria de Lourdes Verlangieri (RS), na disputa entre as mulheres. As equipes são delegadas por Luiz Arthur Guimarães Filho, de São Paulo.