FGERJ - Federação

Brasil conquista quinto e quarto lugar na Copa Los Andes

O Brasil terminou na quinta colocação no masculino e em quarto lugar entre as mulheres, na disputa do 61º Campeonato Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes, no Lima Golf Club, no Peru. A seleção masculina da Argentina (foto) e a equipe feminina da Colômbia levam o titulo.

A Argentina empatou em seis a seis com a Colômbia e venceu de sete a cinco o Peru, no ultimo dia. No total, os argentinos somaram 15 pontos contra 14 dos chilenos, os vice-campeões, seguidos pela Colômbia, com 12. O Peru ficou em quarto lugar, com 10 pontos, contra 7 do Brasil, o quinto colocado. A Bolívia ficou em sexto, com 6 pontos, seguida pelo Equador, com 5, Uruguai, 2, e Venezuela, 1.

A seleção brasileira empatou por seis a seis com o Uruguai e perdeu do Chile por oito a quatro. Rogério Bernardo venceu o uruguaio Juan Antonio Marquine, por dois a um e Máximo Kopp derrotou pelo mesmo placar o também uruguaio, Julio Aliseris. A dupla Kopp e Roberto Gomez ganhou por quatro a dois da dupla Aliseris e Marquine. Já contra os chilenos, houve apenas uma vitória brasileira, a da dupla Kopp e Gomez por três a dois sobre Nicolas Geyger e Antonio Costa. Gomez empatou com Costa e Rogério Bernardo, que não perdeu nenhuma partida durante todo o torneio, empatou com Benjamin Alvarado.

Na disputa feminina. a grande vencedora foi a equipe da Colômbia, que totalizou 14 pontos, contra 13 da Argentina e 12 do Peru. As brasileiras concluíram o torneio com os mesmos 9 pontos do Chile, mas levaram vantagem no desempate para ficarem com a quarta posição. O Paraguai terminou em sexto, com 7, seguido por Uruguai, com 6 pontos, Equador, 2, e Bolívia, zero.

As brasileiras perderam os dois jogos do sábado, ambos por dez a dois, para Colômbia e Peru.

Diante das colombianas, grandes campeãs, o Brasil somou apenas dois pontos, nos empates entre as duplas Cristina Baldi e Mariana de Biase contra Maria Jose Uribe e Catalina Marin e de Cristina Baldi contra Catalina. Já diante das peruanas, os pontos vieram da vitória de Cristina Baldi e Mariana de Biase sobre Marisa de la Puente e Erika Hayashida.