FGERJ - Federação

TUDO PRONTO PARA O CAMPEONATO MUNDIAL AMADOR FEMININO

O Campeonato Mundial Amador Feminino por Equipes, que começa nesta quarta-feira, vai reunir o recorde de 53 países, incluindo o Brasil, para a disputa do Troféu Espírito Santo, em Buenos Aires, na Argentina. O recorde anterior de 48 equipes foi estabelecido em Porto Rico, em 2004, e igualado na Austrália, em 2008. Já a versão masculina do Mundial Amador, o Troféu Eisenhower, na semana seguinte, também em Buenos Aires, terá 70 equipes, igualando o recorde estabelecido na África do Sul, em 2006.

A equipe feminina do Brasil, formada pela carioca Mariana de Biase e pelas paranaenses Patrícia Carvalho e Isadora Stapff, já está na Argentina treinando para a competição com a capitã Vicky Whyte. Os jogos serão no Buenos Aires Golf Club e no Olivos Golf Club, ambos com 6.110 jardas e par 72. Os dois são percursos de distribuição tradicional, com dois buracos de par 3 e dois de par 5 em cada metade do campo. A rodada final das mulheres será no Olivos.

Má fase – O time feminino do Brasil, que já foi terceiro colocado no Mundial de 1976 e conquistou mais duas colocações entre os dez primeiros – nono em 1982 e quinto em 1984 -, vive a situação oposta nesta década. A equipe brasileira tenta reverter a má fase depois de ter acumulado três de suas quatro priores colocações nos últimos três mundiais.

Isadora vai fazer sua estréia no torneio, mas Mariana e Patrícia vão jogar o Mundial pela quinta vez consecutiva. Valem os dois melhores resultados da equipe a cada dia, na soma dos quatro dias. 

As melhores golfistas do mundo jogaram o Mundial antes de iniciar carreira profissional. Entre elas estão Nancy Lopez, Beth Daniel, Juli Inkster, Annika Sorenstam, Karrie Webb, Yani Tseng, Paula Creamer, Ai Miyazato e Suzann Pettersen, entre muitas outras.

 

Fonte: Portal Brasileiro do Golfe