03/07/2008

RJ: Capital do Golfe Juvenil


Este mês de julho será agitado no Golfe Juvenil. Entre os dias 22 de julho e 1º de agosto, o Rio de Janeiro recebe dois grandes torneios juvenis: o Interfederações Juvenil e o Faldo Series. Serão praticamente duas semanas de competição no Itanhangá Golf Club, campo o qual já foi eleito pela golf Digest entre os 100 melhores campos de golfe fora dos Estados Unidos. Confira:

Interfederações Juvenil – Com equipes de todo o país, o Interfederações Juvenil inicia no dia 22 e vai até o dia 25 de julho. O Interfederações é jogado no mesmo sistema da Copa los Andes e é disputado pelas categorias Masculina e Feminina em 36 buracos por dia. No masculino serão dois (02) jogos de foursome pela manhã e quatro (04) jogos individuais à tarde. Já no feminino, as meninas disputam um (01) jogo de foursome pela manhã e dois (02) jogos individuais à tarde.

O desfile de abertura do Interfederações acontece no dia 22, às 17 horas, com um jantar promovido pela Federação Carioca. A equipe convocada para representar a FGERJ no torneio será formada por Ken Villanger, Felipe Navarro, Bernardo Willemsens, Bernard Manno e André Tourinho, com Paulo Willemsens como capitão. Ana Paula Costa, Vitória Teixeira e Kely Aparecida, com o capitão Fábio Egypto Filho, formam a equipe feminina carioca.

No ano passado, a equipe masculina carioca – representada pelos jogadores Felipe Navarro, Ken Villanger, Arthur Bahia Filho, André Tourinho e Matthew Every – terminaram em segundo lugar.

Faldo Series – A partir do dia 28, os melhores jogadores juvenis e com até 21 anos do continente são esperados na etapa da América do Sul do Faldo Series.

O Nick Faldo Series é uma série de campeonatos juvenis que acontecem há 11 anos em todos os países da Grã-Bretanha, Europa e Ásia. São torneios classificatórios, cada um para uma final nacional, seguidos depois de classificatórios regionais até a grande final internacional. O objetivo do Faldo Series é abrir o golfe a todos os jovens e é sustentado pelo The Faldo Trust for Tomorrow’s Champions, uma instituição de caridade.

O torneio, que acontece pela primeira vez na América do Sul, vai contar com a participação de 108 jovens de 10 países de toda a América do Sul. Entre os jogadores já inscritos, destaque para os cariocas Diego Lobo, Felipe Navarro, Vitória Teixeira, Ana Paula Costa, André Tourinho, Ken Villanger e Bernardo Willemsens. Além destes, mais 10 juvenis do RJ estão inscritos, sendo 3 deles representantes de Japeri.

Outros grandes nomes do golfe nacional também estarão presentes, como Daniel Stapff, Uri Bogoslavsky, Daniela Murray, Isadora Stapff, Rafel Becker, Maximo Kopp, Karina Palmberg, Cecília Kleinert e Felipe Lessa.

O torneio será disputado pelas categorias: Masculino até 15 anos, até 16 anos, até 17 anos e até 18 anos; Feminino até 18 anos; e Misto até 21 anos. O vencedor de cada categoria terá uma vaga na grande final internacional em outubro na Bahia, com tudo pago. Em 2007 a grande final foi em Mission Hills na China.