02/05/2007

Novos destinos, novas tacadas


O calendário do Circuito Conheça o Brasil Jogando Golfe 2007 traz como novidade a inclusão de três novos campos no maior evento de golfe e turismo do país. Fazem sua estréia no circuito os campos do VistaVerde (Araçariguama – SP), Damha Golf Club (São Carlos – SP) e Iberostar (Praia do Forte, BA).

“A inclusão no calendário de três novos campos que não existiam no começo do ano passado é prova do crescimento do golfe no país e uma amostra de como essa expansão está intimamente ligada ao turismo, atividade em franca ascensão no país”, diz Álvaro Almeida, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

A primeira etapa do circuito de 2007 vai acontecer nos dias 19 e 20 de maio no VistaVerde Golf Club (foto), em Araçariguama, a cerca de 20 minutos de São Paulo. O campo, projetado pelo arquiteto americano Dan Blankenship, foi inaugurado oficialmente em fevereiro deste ano (desde setembro, funcionava em soft opening).

Os outros dois estreantes no circuito também são campos recém-inaugurados: o Iberostar, projetado pelo americano P. B. Dye na Praia do Forte, começou a receber os primeiros golfistas no final do ano passado. O Damha Golf Club (à dir.), projeto do renomado golfista brasileiro Ricardo Rossi, também começou a funcionar no final do ano passado.

Criado para divulgar e incentivar o turismo de golfe no país, o evento entra em seu quarto ano seguido de existência. Iniciativa inédita da CBG, a competição já possibilitou que milhares de golfistas pudessem conhecer 12 campos de golfe em seis estados brasileiros diferentes.

“A idéia do circuito é mostrar ao golfista a variedade das opções de turismo de golfe que o país oferece atualmente. É um evento para a família toda, que aproveita para conhecer novos lugares e ter contato com culturas diferentes ao mesmo tempo em que pratica seu esporte predileto”, diz Albert Gauss, vice-presidente de desenvolvimento da CBG. Para criar um envolvimento maior com os familiares dos golfistas, há em toda a etapa do evento uma clínica de golfe para iniciantes. “A idéia é que os eventos do circuito possam criar também novos golfistas”, diz Gauss.

O Conheça o Brasil Jogando Golfe é uma realização do Bureau Nacional de Turismo de Golfe, entidade ligada à Confederação Brasileira de Golfe criada para incentivar o turismo de golfe ligado ao esporte no país. O evento tem o apoio da Embratur.

No mundo todo, o turismo de golfe movimenta US$ 16 bilhões. “Não temos ainda dados consolidados de quanto o golfe representa para o turismo nacional, mas certamente é um valor em expansão”, diz Almeida, presidente da CBG. “Há dezenas de novos projetos de campos de golfe no Nordeste brasileiro, muitos de olho no mercado dos turistas estrangeiros”, completa.

No total, haverá 11 etapas do Circuito Conheça o Brasil Jogando Golfe até o final do ano em cinco estados diferentes. Confira o calendário:

19 a 20 de maio
VistaVerde Golf Club (SP)

1º a 3 de junho
Transamérica Ilha de Comandatuba (BA)

29 de junho a 1º de julho
Plaza Itapema Resort & Spa (SC)

20 a 22 de julho
Bourbon Iguassu Golf Clube & Resort (PR)

15 a 19 de agosto
Terravista Golf Course (BA)

31 de agosto a 2 de setembro
Aguativa Golf Resort (PR)

14 a 16 de setembro
Hotel do Frade & Golf Resort (RJ)

5 a 7 de outubro
Iberostar (BA)

9 a 11 de novembro
Damha Golf Club (SP)

23 a 26 de novembro
Búzios Golf Club (RJ)

7 a 9 de dezembro
Costa do Sauípe Golf Links (BA)

Maiores informações podem ser obtidas no site do Bureau Nacional de Turismo de Golfe: www.brasilgolfe.com.br

Fonte: Albatroz Editorial