22/11/2019

Master Tour: etapa do Aretê Búzios define campeões e vices da temporada


Não poderia haver melhor local para a disputa da sétima e última rodada do Master Tour da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ) do que o Golfe Clube Aretê Búzios, na Região dos Lagos. A competição deste final de semana, 23 e 24 de novembro, que determinará o ranking final da temporada de seis categorias seniores, de três categorias pré-seniores e de duas femininas, marca a reestreia do único campo no Brasil projetado pelo americano Pete Dye, considerado o mais importante arquiteto de golfe do mundo nas últimas cinco décadas.

Os horários de saída de sábado (dia 23) já estão disponíveis em nosso site: CLIQUE AQUI E CONFIRA!

O Aretê Búzios acaba por passar por melhorias importantes projetadas por Perry Dye, filho de Pete Dye, que hoje comanda, ao lado do irmão P.B. Dye, a Dye Designs, responsável por muitos dos melhores campos dos EUA e do mundo. Pete Dye criou campos como o TPC de Sawgrass, sede do The Players, e o TPC Stadium Course PGA West, este o melhor exemplo de sua concepção de um campo de golfe tratado como um estádio, onde as pessoas podem se sentar e dali acompanhar o jogo em vários buracos ao mesmo tempo.

Construído em torno de uma elevação central, o campo do Aretê Búzios, segue o estilo “stadium course”, de Pete Dye. Os greens-ilha, como o do buraco 8 (ex-17) do Aretê Búzios, e os buracos 17 de Sawgrass e do PGA West, esse conhecido como “Alcatraz”, são característica inconfundível dos campos de Pete Dye, que fez da inovação a sua marca registrada e da excelência sua tradição.

Ranking – A etapa Aretê Búzios do Master Tour definirá os dois primeiros colocados dos rankings seniores, pré-seniores e femininos de 2019, que receberão Troféus Especiais da FGERJ. No ranking Sênior Scratch, Ademir Santana, que venceu três das quatro etapas que disputou, incluindo as duas últimas, no Campo Olímpico e Teresópolis, já é o virtual campeão, bastando concluir a etapa e estar presente na cerimônia de premiação para garantir o primeiro lugar. Já para o segundo lugar a disputa está entre Jorge Traspadini, segundo do ranking, e Fernando Fernandes, que vem em terceiro, apenas meio ponto atrás.

Na Pré-Sênior Scratch, o líder Leandro Apolinário, ganhador de duas das cinco etapas, que disputou, incluindo a última, em Teresópolis, vai duelar pelo título com Marcelo Murata, que busca sua primeira vitória da temporada. Já no Feminino Scratch, Márcia Sampaio, campeã de quatro das cinco etapas que jogou, já entra em campo como a campeã do ranking e deixa para Alda Matsuda, Ângela Maria Menezes e Genete Stephen, classificadas a seguir, a disputa pelo segundo lugar. Destaque ainda para Meidy Gama, número 1 do estado, que volta a jogar depois de só ter participado – e vencido – da etapa do Gávea.

Handicaps – A etapa do Aretê Búzios do Master Tour definirá ainda os campeões e vices das categorias por handicap índex. São três categorias seniores (até 14; de 14,1 a 22,1; e de 22,2 a 29,3); e duas pré-seniores (até 14; e de 14,1 a 29,3) sendo que a faixa de handicaps mais altos em cada uma delas joga na modalidade par point. Todas as demais são stroke play. O feminino é jogado em categoria única de handicap, par point.

Carlos Gasparian, presidente do Aretê Búzios, estará em campo para receber os jogadores convidados, entre eles quase toda a diretoria da FGERJ – Roberto Correa (Presidente), Leandro Apolinário (Vice-presidente), Gerde Peixoto (Diretor Técnico) e Marcos Sugaya (Diretor Juvenil) –, além de Júlio Sampaio, presidente do Petrópolis G&CC; Carlos Eli Sanches, ex-presidente do Teresópolis GC; Walmar Flávio de Jesus, presidente da AAMICO (Associação dos Amigos do Campo Olímpico de Golfe); Gustavo Sartório Romanelli, capitão do Clube Capixaba, e Flávio Gomez Ferreira, capitão do Frade GC, entre outros. Pedro Bulhões acompanhará o evento representando o Grupo Opportunity que juntamente com o Grupo Modiano controla o complexo Aretê.

Kids e programação – O Aretê Búzios também recebe neste sábado a oitava etapa do Rio Kids Golf Tour, que será jogada em nove buracos, na modalidade stroke play, com saídas simultâneas (shot gun) às 14 horas, logo após o Master Tour.

A etapa do Aretê Búzios do Master Tour da FGERJ tem patrocínio do Hotel Aretê e apoios da Cervejaria Petrópolis e Cachaça Cabaré, que farão degustação de seus produtos. No sábado será servida uma paella para os participantes e, no domingo, um churrasco, seguido da cerimônia de premiação. A organização é da FGERJ e do Aretê Búzios.