FGERJ - Federação

Master Tour da FGERJ

Marcado pelo bom nível técnico e ótima organização, a primeira etapa do Master Tour da FGERJ, disputada entre os dias 16 e 17, reuniu os golfistas mais experientes do Estado, no campo do Itanhangá Golf Club. Foram dois dias de muita festa que deu início ao circuito que elegerá os melhores seniores do Rio de Janeiro.

A Etapa Itanhangá, organizada pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, reuniu mais 100 jogadores, divididos em nove categorias. No masculino, os golfistas com mais de 40 anos são considerados pré-seniores, e completar 55 anos em 2009 é o requisito para jogar entre os seniores. Entre as mulheres, são consideradas seniores as golfistas que estiverem completando 50 anos de idade no ano vigente e pré-seniores as golfistas com idade de 40 até 49 anos (completos até o dia 31/12/2009).

Na categoria sênior scratch, o título ficou com Carlos Gaspar, representante do Itanhangá. Ele somou 161 gross (82/79), ficando a quatro tacadas de diferença para Tacashi Ishii, do Teresópolis, que jogou 165 (80/85).

Na sênior para jogadores com handicap até 14, venceu Arthur Porto, do IGC, com 141 net, contra 145 de Valdemiro Silva, do TGC, e 147 de Gilberto Domingos, também do Itanhangá. Antonio Pereira, mais um jogador do IGC, ganhou na categoria 14.1 a 22.1, com 73 par point, contra 72 de Wagner Garcia (IGC), e 65 de Carlos Eduardo Souza (IGC). Ainda entre os seniores, Auri Mota, do Teresópolis, sagrou-se campeão na handicap 22.2 a 29.3, com 70 par point, dois de distância de Vidal Algrant, do IGC. Antonio Dias, do Itanhangá, ficou em 3º, com 67.

Pré-sênior – Carlos Vasconcellos, do Búzios, foi o grande campeão pré-sênior scratch, com 167 gross (83/84), seguido por Steven Thomas, do IGC, com 169 (83/86). Nigel Woodcock (IGC) venceu na handicap até 14, com 150 net, contra 153 de Luiz Carlos Ribeiro, da FGERJ, e 157 de David Paterson (IGC). Finalmente entre os pré-seniores de hcp 14.1 a 30.5, vitória de Mauro Bayout, golfista da casa, com Bernardo Bunjes (FGERJ) e Acir Cumin (Búzios), em segundo e terceiro, respectivamente.

Feminino – Elza Ishii, do Teresópolis, venceu a categoria sênior para mulheres, com 179 gross (92/87), seguida por Anne Haar, do Gávea, com 188 (97/91). Esther Schmitz, do Itanhangá, foi a melhor na competição por handicap, com 67 par point, seguida por Carmem Misumi, do TGC, com a mesma pontuação, perdendo nos critérios de desempate, e Vanda Ferraz, do Petrópolis, com 56.

Além das premiações citadas, a FGERJ homenageou o Super Sênior. Sidney Reyes, do Teresópolis, obteve o melhor escore entre os golfistas com mais de 75 anos e faturou o troféu de Super Sênior da primeira etapa.

Neste segundo dia, a FGERJ ofereceu a todos os participantes um café da manhã e um almoço, que culminou com a cerimônia de entrega de prêmios. Durante a premiação, muitos brindes foram distribuídos aos jogadores, mas dois em destaque despertavam maior interesse. A belíssima peça para colecionadores, “O Golfista”, do artista plástico Guillermo Forchino, que foi ganha por Arthur Porto (IGC). E mais: a viagem a Montevidéu, no Uruguai, oferecido pela Pluna, com passagem aérea (Rio/Montevidéu/Rio) e hospedagem no Meliá Montevideo, que será desfrutada pelo golfista do Teresópolis, Marco Kuster (na foto com João Francisco, presidente da FGERJ, e Joji Kato, diretor da Golf Tour).

Principal circuito do Estado voltado para golfistas seniores, o Master Tour é composto de quatro etapas. Além da etapa disputada no Itanhangá, ainda serão realizadas durante o ano edições da competição em Búzios, no Gávea Golf e em Teresópolis. Ambas contam com o apoio da Promenade Apart Hotéis, Golf Tur e Conforto Ambiental.

Para conferir o resultado completo da competição CLIQUE AQUI.