18/02/2010

Japeri é destaque na Golf Magazine


O Japeri Golf Links, primeiro campo de golfe público do país, é destaque da edição de março da prestigiado revista americana Golf Magazine, lida mensalmente por mais de 6 milhões de golfistas ao redor do mundo. O campo, construído num dos municípios mais pobres da Baixada Fluminense, tem sua história contada numa extensa reportagem de seis páginas da revista.

O texto, entitulado “The Little Course That Could”, tem chamada na capa da revista e é de autoria do jornalista Josh Sens, que passou vários dias no Rio de Janeiro em maio do ano passado especialmente para preparar a reportagem. Sens abre o texto contando a história de Jair Medeiros, um dos fundadores do campo.

“A primeira vez em que Jair Medeiros jogou golfe em sua terra natal seu driver era um galho de árvore, seu alvo era uma lata de sopa e o hazard mais perigoso era um fazendeiro armado”, diz o início da matéria. A reportagem fala da história do campo, descreve a vida de alguns dos alunos do Projeto Japeri, mostra como o campo mudou a vida na cidade e encerra falando dos riscos que o campo corre de ser destruído por uma estrada que passará sobre o local.

Na carta do editor intitulada Against All Odds, David Clarke fala sobre pessoas ordinárias fazendo coisas extraordinárias, citando os caddies de japeri que conseguiram construir o primeiro e único campo municipal do Brasil.

“Esse é mais um reconhecimento internacional ao trabalho que temos desenvolvido em Japeri. Tenho certeza de que golfistas do mundo inteiro se emocionarão com a história dessa comunidade carente que abraçou o golfe com muito carinho”, diz Vicky Whyte, presidente da Associação Golfe Público de Japeri e vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

ILGU destina parte de seus lucros ao Projeto Japeri

A Associação Feminina de Golfe Amador da Irlanda (Irish Ladies Golf Union – ILGU) destinou 5 mil euros ao projeto desenvolvido pela Associação Golfe Público de Japeri, na Baixada Fluminense do Estado. A doação, em fevereiro de 2010, é parte dos lucros do Ladies Golf Union de 2009.

A ILGU, que rege o golfe feminino amador na Irlanda, foi fundada em 1983 e é reconhecido como o mais velho órgão de golfe feminino no mundo. A sede fica em Dun Laoghaire (Dublin). O site da entidade publicou uma notícia que conta um pouco da história e da organização da Escola de Golfe de Japeri. Membros da ILGU conheceram o projeto durante a apresentação de Vicky Whyte, presidente da Associação Golfe Público de Japeri, no Working for Golf, um dos principais eventos da indústria do golfe mundial, que aconteceu em St. Andrews, na Escócia, entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2009. Na palestra, Vicky relatou para a nata do golfe mundial como o projeto tem alcançado sucesso proporcionando inclusão social por meio do esporte.