FGERJ - Federação

HSBC Premier Open 2008

O gaúcho Rafael Barcellos se consagrou neste sábado dia 29 campeão do HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil, torneio profissional de maior importância e tradição do país. Barcellos somou 280 tacadas nos quatro dias de competição no campo do Damha Golf Club, em São Carlos (SP). Numa partida praticamente sem erros, Barcellos jogou 69 na última rodada (três abaixo do par) e comemorou o título ainda no green do buraco 18, diante da platéia que assistia à final.

“Vim para ganhar. Coloquei meu nome na história do Aberto do Brasil, o torneio mais importante do país. Estou atravessando uma fase maravilhosa”, disse o jogador, que comemorou o seu quarto título do ano. Em agosto, o jogador foi campeão do Aberto do Estado de São Paulo, também disputado no Damha. “O título, que dedico ao meu pai e à minha família, é resultado de muito treino”, afirmou.

Barcellos venceu com quatro tacadas de vantagem em relação ao segundo colocado, o paulista Alessandro Fabietti. Numa performance espetacular na última rodada, Fabietti jogou 65, ou 7 abaixo do par do campo, e estabeleceu o novo recorde do campo do Damha. Graças ao escore, o jogador saltou da 13a posição para garantir o vice-campeonato. “Foi meu primeiro recorde de campo”, comemorou o jogador, que somou 285 tacadas na competição.

A terceira colocação ficou com Rafael Gonzalez, com 285, seguido por Philippe Gasnier, do Rio de Janeiro, e Tatsuaki Nakamura, do Japão, que somaram 287 tacadas. O melhor amador foi Guiherme Oda, de Bauru, que jogou 299.

“Foi um torneio histórico. Pela primeira vez, o interior paulista recebeu essa competição, a mais importante do país. O campo do Damha mostrou que está à altura dos principais campos brasileiros e proporcionou um nível de jogo altíssimo”, disse Álvaro Almeida, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que também agradeceu ao apoio do HSBC Premier, principal patrocinador do torneio. “Fechamos o ano com chave de ouro”, afirmou.

Almeida aproveitou a cerimônia de premiação para realizar a posse simbólica da nova diretoria da CBG para o biênio 2009-2010. O presidente eleito, Rachid Orra, e dois de seus vice-presidentes – Marcio Mello (desenvolvimento) e Antonio Carlos Cruz Lima (operacional) – participaram da cerimônia. Os demais vice-presidentes – Francisco Borges de Souza Dantas (marketing), Vicky Whyte (técnica) e Luis Carlos Baumgarten (institucional) não puderam estar presentes. “Vamos dar prioridade total ao golfe juvenil e ao fortalecimento do golfe profissional”, disse Orra, que entregou uma placa de homenagem a Almeida. “O Álvaro fez uma verdadeira revolução no golfe brasileiro”, disse o novo presidente da entidade.

Amadores – Em parelelo ao HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil aconteceu o HSBC Premier Invitational, torneio exclusivo para convidados amadores, que contou com a participação de presidentes de federações como Luis Cingolani (Federação Baiana de Golfe) e Marcio Mello (Federação Paulista), do ator global Humberto Martins, do presidente do Damha Golf Club, Carlos Gonzalez, e de executivos como Glen Valente, diretor de marketing do HSBC para a América Latina, e Paulo Maia, vice-presidente do HSBC no Brasil.

O campeão da categoria 0 a 15 de handicap foi Manoel Gama, presidente eleito da Federação Paulista de Golfe, que marcou 71 pontos stableford, seguido por Antonio Carlos Cruz Lima, com 68, e Marcio Mello, também com 68 pontos. Na categoria de 16 a 36, o campeão foi Fernando Penazzo, com 72 pontos, seguido por R. Almeida, com 70 pontos, e Valmir Lima, com 68 pontos.

O patrocinador master do torneio foi o HSBC. O HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil também contou com o co-patrocínio da Gillette Mach 3 Power e da Vivo e apoio do Damha Golf Club, Prefeitura Municipal de São Carlos, Convention Visitors Bureau de São Carlos, Federação Paulista de Golfe e PGA Brasil. A realização do evento foi da Confederação Brasileira de Golfe e organização ficou por conta da Golfe & Cia.

Breve histórico – Em sua 56ª edição, esse é o principal torneio de golfe profissional do país e um dos torneios de maior prestígio da América do Sul. É realizado desde 1945, quando sua primeira edição ocorreu no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. O campeão foi o argentino Martin Pose. No ano seguinte, no São Paulo Golf Club, na capital paulista, o título ficou para Mario Gonzalez, um dos maiores golfistas brasileiros de todos os tempos. No total, Gonzalez foi o campeão do Aberto do Brasil em 8 ocasiões (1946, 48, 49, 50, 51, 53, 55, 69) e vice-campeão outras três vezes. É o jogador que ganhou o título mais vezes na história do torneio.

O Damha Golf Club – Desenhado pelo golfista Ricardo Rossi, um dos melhores que o Brasil já teve, o Damha Golf Club tem chamado a atenção dos golfistas de todo o país e está se firmando como um centro de referência em golfe desde que foi inaugurado, em 2006. Em 2007, a edição americana da revista Golf Digest – a bíblia mundial do golfe – colocou o campo de São Carlos na 10ª colocação de sua lista bianual dos melhores campos do país.

Sobre o HSBC Bank Brasil

O HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 85 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 2007, o HSBC no Brasil obteve lucro líquido de R$ 1,24 bilhão, o maior resultado desde início de suas operações no país, em 26 de março de 1997.

CBG

HSBC Premier Open 2008

Passadas as duas primeiras rodadas do HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil, torneio profissional de maior tradição do país, dois profissionais estão empatados na primeira colocação. Caim Vanderlei, de Campinas, e o gaúcho Rafael Barcellos, do São Paulo Golf Club, lideram a competição que está sendo disputada no Damha Golf Club, de São Carlos (SP). Os dois somam 141 tacadas.

Passaram o corte, que ficou em 148 tacadas, ou quatro acima do par do campo, 21 jogadores. Entretanto, os golfistas amadores do Rio de Janeiro não conseguiram o score necessário para a classificação. Alvaro Candela e Felipe Navarro terminaram com 158 tacadas(78/80); Guy Bragança, campeão do Aberto da FGERJ, concluiu com 160(83/77).

O HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil termina no sábado dia 29. É a primeira vez em que o torneio é disputado no interior de São Paulo. Serão distribuídos R$ 85 mil em prêmios.

O patrocinador master do torneio é o HSBC. O HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil também conta com o co-patrocínio da Gillette Mach 3 Power e da Vivo e apoio do Damha Golf Club, Prefeitura Municipal de São Carlos, Convention Visitors Bureau de São Carlos, Federação Paulista de Golfe e PGA Brasil. A realização do evento é da Confederação Brasileira de Golfe e organização é da Golfe & Cia.

Histórico – Em sua 56ª edição, esse é o principal torneio de golfe profissional do país e um dos torneios de maior prestígio da América do Sul. É realizado desde 1945, quando sua primeira edição ocorreu no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. O campeão foi o argentino Martin Pose. No ano seguinte, no São Paulo Golf Club, na capital paulista, o título ficou para Mario Gonzalez, um dos maiores golfistas brasileiros de todos os tempos. No total, Gonzalez foi o campeão do Aberto do Brasil em 8 ocasiões (1946, 48, 49, 50, 51, 53, 55, 69) e vice-campeão outras três vezes. É o jogador que ganhou o título mais vezes na história do torneio.

Não deixe de conferir os resultados completos clicando aqui.