29/06/2009

FGERJ vence o Interfederações Adulto


A equipe masculina da Federação Centro-Oeste & Nordeste de Golfe (FECONG) venceu o XIV Torneio Interfederações Adulto Masculino e Feminino 2009, e levou a taça Seymour G. Narvin neste domingo, dia 28, no Clube de Golfe de Brasília. Após vencer a Federação Paulista de Golfe (FPG) por 8 a 4 na rodada final, o time da Fecong formado pelos jogadores Gonzalo Berlin, Ralph Wagner, Rogério Ribeiro, Walter Nunes, além de Carlos Barroso como capitão, terminou empatado com a FPG e com a Federação Riograndense de Golfe (FRGG). Na verdade, o grupo anfitrião só garantiu a vitória nos pontos pequenos, soma do número de buracos ganhos durante o torneio, último critério de desempate.

Entre as damas, as vencedoras da Taça Dora C. Nardy foram as jogadoras Ana Paula Costa, Clara Teixeira e Vitória Teixeira, que representaram a Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ).

Ao todo, a disputa contou com 37 competidores (25 homens e 12 mulheres) que representaram as seguintes entidades: Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ), Federação Paulista de Golfe (FPG), Federação Centro-Oeste &Nordeste de Golfe (FECONG) e Federação Riograndense de Golfe (FRGG). “Brasília é capital do país, mas ainda não é um centro de golfe. Receber um torneio como esse é muito importante para o crescimento do esporte na região”, declara Rodrigo Ribeiro, presidente da FECONG. “O Clube de Golfe de Brasília recepcionou os melhores jogadores do Brasil”, comemora Ribeiro.

Também representaram suas federações os jogadores Uri Bogoslacsk, Fabricio Brun, Arthur Esteves Nunes, Gerson Leal Macedo (capitão), Henrique Rocha Pombo, Petra Bogoslavsk, Ana Gabriela Ramirez e Tereza Baek, representando Paraná/Santa Catarina; Guilherme Oda, Luis Braga Jacinto, Giordano Junqueira, Ivan Tsukazan e Márcio Sadao Kimura, Nathalie Silva, Lucia Maria Guilger e Ana Maria Sózio, das equipes paulistas; Felipe Navarro, Rodrigo Oliveira, Eric Brasil, Antonio Carnevale, Diego Lobo, do Rio de Janeiro; Gonzalo Berlin Filho, Ralph Wagner, Walter Nunes, Paulo Nagata, Rogério Ribeiro, Darlene Vazquez (capitã), Gracinha Gaunt e Aída Ribeiro, da região Centro-Oeste; e Paulo Davis (capitão), Bruno Carvalho, Arthur Lang, Marcelo Giumelli e Gustavo Chuang, do Rio Grande do Sul.

Como capitães das equipes também estiveram presentes: Mauro Gonçalves Batista (capitão da equipe masculina da FPG); Jorge Hachia Saeki (capitão da equipe feminina da FPG) e Carlos Eduardo Barroso (capitão da equipe masculina da FECONG). A competição foi disputada em 36 buracos por dia, sendo modalidade foursome (tacadas alternadas) pela manhã e match play à tarde.

Em sua 14ª edição, as duas taças do tradicional Torneio Interfederações Adulto Masculino e Feminino levam os nomes de dois importantes personagens do golfe brasileiro. O primeiro é Seymour G. Marvin, um dos fundadores da Associação Brasileira de Golfe, em 1958, que mais tarde originou-se na Confederação Brasileira de Golfe (CBG), e pai de Vicky Whyte, vice-presidente da área técnica da CBG. A segunda personagem é Dora C. Nardy, uma importante pioneira e lutadora em prol do golfe nacional e avó do profissional Alexandre Rocha, que atualmente representa o Brasil no circuito Europen Tour.

No ano passado, o título de campeão do 13º Torneio Interfederações Adulto, que aconteceu no Londrina Golf Club, no Paraná, ficou com o time da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, que totalizou 5 pontos na classificação acumulada. Capitaneado por Gerson Leal Macedo, o grupo foi formado por Enzo Miyamura, João Paulo Albuquerque, Ivan Krueger Fuganti e Vinícius Blasi. A seleção paulista terminou em 2º lugar, com 4 pontos, contra 3 do Rio de Janeiro.

Na ocasião estiveram presentes na disputa os jogadores Felipe Navarro, Ken Villanger, Bernardo Mano, Alvaro Candela e Claudio Vasconcellos (capitão), defendendo a federação carioca; Ralph Wagner, Rodrigo Ribeiro (capitão), Ary Alcântara, Gonzalo Berlin Filho e Felipe Sarkis, jogando pela FECONG, e Pedro Costa Lima, Luiz Gama, Marcelo Muritiba, Everton da Silva, Giordano Junqueira e Marcio Sadao Kimura (capitão), representando o golfe paulista.

Fonte: CBG