FGERJ - Federação

Festa para o Portal Brasileiro do Golfe

Mais de 130 golfistas, dirigentes, promotores, jornalistas e publicitários participaram na noite de ontem, quarta-feira, 26 de agosto, no hotel Grand Hyatt São Paulo, do lançamento oficial do Portal Brasileiro do Golfe (www.golfe.esp.br). A festa do mais novo veículo de divulgação do golfe brasileiro foi transmitida ao vivo pelo próprio portal e assistida por uma centena pessoas através da internet.

O evento foi prestigiado pelos dirigentes das maiores entidades do golfe brasileiro, que tem sido parceiras do portal desde que ele entrou no ar, há dois meses, em fase experimental. Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe foi um dos que fez questão de comparecer ao coquetel, assim como João Francisco de Oliveira Neto, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, e de Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, que foi acompanhado por três de seus vice-presidentes: Horst Kurt Loeck Junior (Técnico), Jorge Hachiya Saeki (Administrativo) e Vlademir da Silva (Marketing).

O Portal Brasileiro do Golfe reúne num só lugar na internet oito diferentes canais de comunicação com informações diferenciadas que abrangem todo o universo de interesse do golfista. Uma das grandes novidades do portal é o canal de vídeos, onde o jornalista Ricardo Fonseca, sócio do empresário Nico Rossini no portal, produz um programa semanal com a cobertura dos principais eventos do golfe brasileiro e internacional.

“Na prática, transportamos para a internet o programa semanal que nós produzimos para os canais ESPN durante 12 anos”, conta Fonseca, diretor de conteúdo do canal. “Nós mantivemos quase toda a equipe que produzia os vídeos para a televisão, sobretudo os repórteres cinematográficos especializados em golfe, o que nos permite fazer uma cobertura de padrão internacional”, diz o jornalista.

Durante a fase de pré-lançamento, o Portal Brasileiro do Golfe produziu mais de 30 vídeos num total de quatro horas de cobertura dos principais eventos realizados no país, que podem ser vistos a qualquer momento no site www.golfe.esp.br. “Nossos vídeos, bem como todo o conteúdo do portal, podem ser acessados 24 horas por dia, 365 dias por ano”, diz Fonseca. “Essa é uma das grandes vantagens da internet com relação à televisão, onde o golfe brasileiro não consegue concorrer com o futebol na hora de disputar espaço na grade de programação e acaba relegado para horários alternativos não adequados para o seu público”, explica.

Outro carro chefe do Portal Brasileiro do Golfe é o canal de fotos, que já nasce com 90 álbuns publicados e um acervo de quase dez mil imagens. Há ainda canais de Notícias, com informações, análises e coberturas diferenciadas; Podcasts, com entrevistas exclusivas e publicadas quase em tempo real durante os principais eventos; um canal de Turismo, com roteiros de golfe no Brasil e no exterior, produzidos em parceira com a revista Golf & Turismo; e o canal de Colunistas, onde já estão escrevendo semanalmente a jornalista Virgínia Salomão, com notícias do Paraná e Santa Catarina; e John Byers, um dos maiores especialistas em regras de golfe do Brasil.

O Portal Brasileiro do Golfe publica ainda a coluna semanal Direto do Tour, que Ricardo Fonseca escreve há quase oito anos para a Federação Paulista de Golfe, e está construindo novos canais, como o Onde Jogar, que em breve terá um guia completo com todos os campos de golfe do Brasil, além de informações turísticas da região, que vão desde hotéis e restaurantes recomendados pelos golfistas locais, até sugestões de passeios e atividades culturais.

Durante o coquetel foram sorteados seis vale-brindes no valor de R$ 500 cada, oferecidos pela revista Golf & Turismo, para serem trocados por mercadorias nas lojas da Callaway e no pro-shop do Golf Center da Federação Paulista. Os ganhadores foram: Aline Frutuoso, Érica Kiyota Ayrosa, Fernando Ramos, Henrique Fruet, John Byers e Rogério Garrubbo. A TAM Viagens, outra parceira do portal, ofereceu ainda duas passagens aéreas para qualquer lugar do Brasil ganhas por Manoel Brancante.

Além dos sócios Nico Rossini e Ricardo Fonseca, o Portal Brasileiro do Golfe tem em sua equipe Thais Pastor (fotografia e produção de vídeos), Felipe Fonseca (gerente de internet), Diogo Teixeira (design do portal) e Felipe Vieira (programador). O canal de Vídeos tem ainda em sua equipe os câmaras Marcus Vinicius e Alan Kardec, que também faz a edição de vídeo, a narradora Andrea Pinedo, e o design gráfico Pedro Vinicius, responsável pelas vinhetas e parte gráfica.

O coquetel de lançamento do Portal Brasileiro do Golfe teve apoio da Confederação Brasileira de Golfe, Federação Paulista de Golfe, Grand Hyatt São Paulo, TAM Viagens, Golfe & Turismo, AVSC Audiovisual Services Corporation, e FTPI Interativa.