14/09/2007

Encontro no Rio


Um jantar no Banana Golf fechou com chave de ouro o primeiro dia do III Encontro dos Presidentes, evento que está sendo realizado no Rio de Janeiro para comemorar o Dia do Golfista, celebrado em 15 de setembro.

Mais de 60 presidentes de federações e clubes de todo o país compareceram ao encontro, que tem como finalidade promover um amplo debate sobre os rumos no golfe do Brasil e promover o intercâmbio de informações entre os dirigentes de golfe do Brasil todo.

“A idéia do evento é fazer com que todas as federações possam informar as demais sobre os projetos e trabalhos desenvolvidos em prol do golfe”, disse o presidente da CBG, Álvaro Almeida, em seu discurso de abertura.

O evento prosseguiu com apresentações dos projetos das federações. O diretor jurídico da CBG, Antonio Carlos Cruz Lima, fez uma exposição sobre o Golfe Cidadão, projeto social que prevê a inclusão de jovens em situação de risco por meio do ensino do esporte.

A Federação Paulista apresentou três projetos: o Golfe Nota, o Jogou, Virou Paixão e o Selo Verde. Ricardo Aguero, diretor técnico do Costão do Santinho, deu detalhes sobre o mais novo integrante da Federação Paranaense de Golfe. Manoel Cataldo, do Morro do Chapéu Golfe Clube, revelou a intenção de criar a Federação Mineira de Golfe. Vicky Whyte, da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, fez um discurso cobrando maior rigor em relação ao cumprimento da etiqueta e bom comportamento por parte dos jogadores juvenis.

O ponto alto do evento foi uma mesa redonda com Mark Lawrie, diretor executivo da Associação Argentina de Golfe. Ele veio a convite da CBG para expor a experiência argentina no golfe. É a continuação de uma parceria inicada durante a disputa do Sul Americano Juvenil de Golfe. Lawrie falou, por exemplo, do esforço que os argentinos têm feito para formar bons professores de golfe. “É fundamental ensinar a ensinar”, resumiu.

Um torneio de confraternização no belíssimo campo do Banana Golf encerrou o primeiro dia do evento. No primeiro shot gun, o campeão foi Felipe Gonzalez, do Damha Golf Club, seguido por Ricardo Arguero, do Costão Golf, e por Alfredo Delarrea, da Associação Brasileira de Golf Senior. Na segunda turma, o campeão foi Lourival Carvalho, seguido por Albert Gauss, vice-presidente da CBG, e por Mark Lawrie, da Associação Argentina de Golfe.

Na sexta-feira 14, acontece no Itanhangá Golf Club a III Copa dos Presidentes, torneio que reunirá todos os participantes do evento que disputarão um torneio na modalidade stableford.

Durante a premiação, Álvaro Almeida confirmou que o IV Encontro dos Presidentes será realizado em 2008 em Brasília.

O evento tem o patrocínio do ABN-Amro Bank e apoio da Vivo, da IBM e do Sol Meliá Hotel & Resort.