01/09/2004

Daniel Dias e Maria Priscila Iida vencem o Campeonato Brasileiro em Porto Alegre


O gaúcho Daniel Dias e a paulista Maria Priscila Iida conquistaram hoje (domingo) o título do 73o Campeonato Amador de Golfe do Brasil – 3a Taça Banco Alfa, disputado no Porto Alegre Country Club, em Porto Alegre, RS. Daniel teve uma vitória difícil e, depois de quatro dias de jogos, somou 278 tacadas, seguido pelo paranaense Ivo Leão com 279, e pelo gaúcho Fernando Mechereffe, o paulista Rodrigo Lacerda Soares Filho e o brasiliense Gonzalo Berlim, todos com 280.

A rodada final foi emocionante e a vitória de Daniel e o jogo só foram decididos no buraco 18, quando o paranaense Ivo Leão errou uma bola aparentemente fácil e perdeu a oportunidade de empatar com o gaúcho, o que levaria a decisão ao playoff.

No feminino, a paulista Maria Priscila Iida totalizou 291 tacadas, contra 297 da carioca Mariana De Biase e, mais distante, a paulista Vicky Meyer com 302. Apesar da diferença de seis tacadas entre Priscila e De Biase, o jogo foi equilibrado até o buraco 12.

“Não tenho palavras para descrever a minha emoção”, disse Daniel, que não conseguiu esconder as lágrimas ao conquistar o título. “No último campeonato aqui em Porto Alegre joguei muito bem as três primeiras rodadas, mas no último dia fui mal e perdi. Hoje também comecei jogando mal e me passou pela cabeça que aquela cena iria se repetir. Mas consegui me concentrar e joguei uma volta fantástica. Vencer não foi surpresa, porque entro sempre para ganhar. Jogo neste campo há 23 anos e conheço cada centímetro do terreno. Apesar de ter os melhores jogadores do Brasil, eu sabia que se jogasse bem tinha chance de ganhar. Achei que quando cheguei no 14 tinha chance de chegar ao título, que se fizesse par em todos os buracos seguintes e pelo menos um birdie venceria. Estou realmente muito feliz”.

No feminino, Maria Priscila Iida teve um duelo difícil com a carioca Mariana De Biase. Elas começaram a volta de hoje empatadas na liderança do campeonato, mas no buraco 5 De Biase fez 8 tacadas num par 5. “Ali joguei mal, mas sabia que ainda tinha 13 buracos para me recuperar, e acabei conseguindo até empatarmos novamente no buraco 12. Mas aí, uma série de bogeys acabaram com a minha esperança”.

Priscila conquistou um grande sonho. “Venci pela primeira vez o campeonato brasileiro, um título importante que faltava na minha carreira. Tive grandes emoções no golfe, como ganhar duas vezes a Copa Los Andes, mas ser campeã brasileira é um grande orgulho. Procurei não me impressionar com as reviravoltas do jogo e fiz da concentração a minha arma para vencer”.

O 73o Campeonato Amador de Golfe do Brasil – 3a Taça Banco Alfa é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe, e teve como patrocínio Banco Alfa e TAM. Apoiaram a competição Club Car, Direct Store, Holiday Inn, Federação Riograndense, IstoÉ Dinheiro e REDISUL.