01/09/2004

CAMPEONATO ABERTO DE VERÃO TEM RECORDE DE INSCRITOS


Foi um sucesso o Aberto de Verão, torneio de estréia do calendário oficial da Federação de Golfe do Estado (FGERJ) e primeiro do ano válido o ranking brasileiro de 2004. O evento, realizado nos últimos dias 14 e 15 na Região Serrana do Rio, reuniu quase 140 inscritos, entre os quais alguns dos maiores nomes do esporte no país, e lotou os campos de dois tradicionais clubes: o Teresópolis Golf Club, onde foi disputada a categoria scratch (homens com handicap de 0 a 15 e mulheres de 0 a 18), e o Petrópolis Country Club, que reuniu os competidores com handicap alto: 16 a 32 no masculino e 19 a 36 no feminino. O presidente da CBG, Pedro Cominese, prestigiou o torneio.

Os dois primeiros dias de torneio foram disputados com sol e temperatura amena. O domingo foi de chuva, o que não chegou a tirar o brilho do evento e, na opinião do presidente da FGERJ George Berliner, valorizou ainda mais a vitória do campeões em todas as categorias.

Entre os homens na scratch, Plínio Guimarães e Rafael Fonseca protagonizaram um bonito duelo, que só terminou no último buraco. Por apenas uma tacada a menos, Plínio acabou levando a melhor e sagrando-se campeão. Foram 111 tacadas dele contra 112 de Rafael. O terceiro colocado foi Marcio Andrade Weber, com 114 tacadas, depois de acertar um putt de 8 metros no último buraco, muito aplaudido pela platéia.

“Este torneio de abertura serviu para eu avaliar como anda a minha preparação. Eu estava um pouco sem ritmo por causa das férias, mas meu objetivo para este ano é mesmo ser o primeiro do ranking”, declarou Plínio.

No feminino, a carioca Melinda Pellegrino, que atravessa excelente fase no esporte e fechou 2003 como segunda colocada do ranking estadual, confirmou o favoritismo e conquistou o título do torneio com 120 tacadas. Em segundo e terceiro, ficaram, respectivamente, Lívia Amado, de Campinas/SP, com 123 tacadas, e Vicky White, também do Rio, com 125.

“Estou muito confiante para a temporada deste ano. Aproveitei minhas férias para treinar e me preparar para os torneios do calendário 2004. Vencer o Aberto de Verão foi um grande presente. Este título me motiva ainda mais para os próximos torneios”, declarou Melinda, adiantando que irá disputar nesta temporada o I Campeonato Brasileiro de Duplas, o Aberto de São Paulo e o Amador Brasileiro Matchtay, que é classificatório para a tradicional Copa Los Andes, no final do ano. “Meu maior objetivo este ano é conseguir me classificar para o Mundial na Costa Rica”, conta a jogadora.

O Aberto de Verão 2004 teve ainda grandes lances de autoria de jogadores experientes, como Vicky White, que quase fez um hole-in-one no buraco 6, e Márcio Weber, terceiro colocado, que embocou um longo putt para birdie no 9.

A novidade desta edição do torneio foi a estréia do novo sistema de ranqueamento implantado pela FGERJ não apenas para a categoria scratch, mas também para jogadores com handicap até 32 no masculino e até 36 no feminino. Por causa disso, pela primeira vez o Aberto de Verão foi dividido entre dois clubes. O objetivo da iniciativa, segundo o novo presidente da entidade George Berliner, é aumentar o número de inscritos nos torneios daqui para frente, incentivando o crescimento do golfe no estado e também no país.

CAMPEONATO ABERTO DE VERÃO DA FGERJ / Resultados:

Scratch Masculino

1) Plínio Guimarães (RJ) – 111 tacadas
2) Rafael Fonseca (RJ) – 112 tacadas
3) Marcio Andrade Weber (RJ) – 114 tacadas

Scratch Feminino

1) Melinda Pellegrino (RJ) – 120 tacadas
2) Lívia Amado (SP) – 123 tacadas
3) Vicky White (RJ) – 125 tacadas