08/11/2009

Brasil em quinto em torneio na Venezuela


A dulpla brasileira formada pelo carioca Felipe Navarro, segundo colocado no ranking nacional amador, e pelo paranaense Ivo Leão, quinto colocado do mesmo ranking, encerrou neste sábado, dia 7, sua participação na XIX Copa Simon Bolívar, na quinta posição, com um total de 590 tacadas. A convocação dos atletas brasileiros foi realizada pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

A primeira posição por equipes ficou com o time argentino, formado pelos jogadores Tomas Cocha e Leandro Marelli, com 571 tacadas.

Na disputa individual, o melhor brasileiro em campo foi Ivo Leão, que encerrou a competição empatado na quarta colocação, com 288 tacadas, parciais de 70, 72, 74 e 72 tacadas. A primeira posição individual ficou com Miguel Ordonez, do Panama, com 280 tacadas (72/69/71/68).

O carioca Felipe Navarro terminou a Copa Simon Bolívar empatado na 14ª posição, com 302 tacadas (74/72/77/79).

“Foi um grande prazer representar o Brasil neste grande evento do golfe mundial”, comemora Ivo Leão.

A 19ª edição da competição foi uma realização da Federação Venezuelana de Golfe, com apoio do R&A, entidade máxima do golfe mundial, e do PGA da Venezuela.

Com edições de dois em dois anos, intercalando com o Campeonato Mundial Amador, a Copa Simon Bolívar está sendo disputada na modalidade stroke play em 72 buracos (18 por dia). A competição reúne 28 jogadores de países como Paraguai, República Dominicana, Brasil, Panamá, Peru, Colômbia, Chile, Equador, Espanha, Uruguai, México, Inglaterra, Argentina e Venezuela.

Copa Los Andes – Disputar uma competição deste nível foi uma ótima experiência para Leão e Navarro, já que os dois também integrarão o time masculino que disputará o 64º Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes, entre os dias 23 e 29 de novembro no Yatch y Golf Club Paraguayo, localizado em Lambaré, no Paraguai.

Ao lado de Felipe Navarro e Ivo Leão, a equipe masculina será formada também pelo pelo paranaense Daniel Stapff (atual campeão brasileiro) e pelos paulistas Guilherme Oda (primeiro colocado no ranking nacional masculino) e Rafael Becker (atual bicampeão brasileiro juvenil). O capitão do time será o gaúcho Octavio Villar.

Já a equipe feminina brasileira na Copa Los Andes será composta pelas paulistas Cecília Kleinert (que atualmente joga na NCCA, uma das principais ligas universitárias de golfe dos EUA), Nathalie Silva (terceira colocada no ranking nacional feminino) e Livia Amado (que atualmente joga nos EUA), pela catarinense Geandra Zimmer (primeira colocada no ranking nacional feminino) e pela carioca Clara Teixeira (primeira colocada no ranking nacional juvenil feminino). A capitã do time será a paulista Lucia Guilger.